Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Queimadas - Dicas

Antes de tentar combater um incêndio, certifique-se de que você está seguro e pode contornar a situação. Não se exponha a riscos e perigos desnecessários decorrentes de incêndios. Ao perceber focos de fogo, procure apoio e ligue 193.

Não jogue cigarros acesos próximo a vegetações, principalmente às margens das rodovias. Atitudes imprudentes como essa podem ocasionar incêndios e danos a pessoas e bens. Seja prudente e colabore com o Corpo de Bombeiros!

Não faça fogueiras nem efetue queimas sem a devida autorização, tomando o cuidado de fazer aceiros largos, de no mínimo três metros de largura, e de iniciar o fogo, de preferência, no final da tarde. Pela manhã, em se perdendo o controle das chamas, dependendo da velocidade dos ventos, a situação pode agravar-se mais rapidamente. Em caso de dúvidas, ligue 193 e solicite mais informações.

Os dois maiores fatores causadores de incêndios em vegetação dependem da ação humana. Por imprudência, é o homem quem faz uma queima mal planejada, joga bitucas de cigarros acesos às margens das rodovias... E é o mesmo homem piromaníaco que, agindo criminosamente e por prazer, toca fogo em matas e florestas. Esteja atento e denuncie, ligando 193!

A melhor dica para o combate a incêndios florestais e em vegetações é a prevenção, que depende diretamente de orientação e educação. Oriente amigos e vizinhos sobre os riscos de queimadas clandestinas e sem controle. Eduque seus filhos, parentes e amigos. Eduque-se! Em caso de dúvidas, ligue 193 e solicite o apoio do Corpo de Bombeiros!
Nijair Araújo Pinto
Enviado por Nijair Araújo Pinto em 20/08/2019
Reeditado em 20/08/2019
Código do texto: T6724455
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Nijair Araújo Pinto
Crato - Ceará - Brasil, 48 anos
2438 textos (79783 leituras)
91 áudios (1980 audições)
3 e-livros (573 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 15/10/19 18:03)
Nijair Araújo Pinto