Ao Torto e à esquerda

Conferindo agora há pouco as agências de notícias, constatei que um grupo aguerrido de brasilienses compareceu à residência oficial do Presidente da República na Granja do Torto, e cumpriu o dever cívico de protestar contra Bush. As fotos podem ser vistas na agência Globo online.

Para quem não é de Brasília, explico que o "Torto" do nome refere-se a um riacho que passa pela granja em que está situada uma espécie de casa de campo, já que, em princípio, a residência presidencial, no dia-a-dia, é o Palácio da Alvorada.

Esclarecidos os detalhes geográficos e protocolares, quero dizer que a guinada de Lula à direita, e a simpatia mútua entre ele e Bush, deram um tom direitista a esse encontro bastante torto, contra o qual a esquerda, agindo direito, e dentro do Direito, reagiu.

Não há porque criticar a natureza, que fez o riacho ausente da noção de certo ou errado, reto ou enviesado, ausente da noção de ideologia. A natureza, pelo Torto fez direito. Os homens, que deveriam ser retos, entortam pelos caminhos, e projetam sobre a geografia a culpa que é somente humana. Erramos a torto e a direito, e desprezamos a lição do riacho, que apenas flui, sem distorções.

Nelson Oliveira
Enviado por Nelson Oliveira em 06/11/2005
Reeditado em 08/10/2008
Código do texto: T68144