Discurso para formatura dos discentes da EJA e 9º ano A/B

Boa noite, a todos(as)!

É com imensa satisfação que aqui estamos para mais esta celebração de formatura dos nossos alunos da EJA e dos 9º anos A/B.

Inicialmente, quero saudar toda a comunidade escolar, da Unidade Vinícius de Moraes, aqui presentes, representados nas pessoas da Diretora: Solange Marcolino Silva Paiva, Vice- Diretoras: Lucimeire Teixeira Lima da Silva e Hidelane de Sá Dória, Coordenação Pedagógica, meus colegas e Professores, corpo administrativo, cuidadores responsáveis por nossos alunos, portadores de necessidades especiais, e demais funcionários. Quero saudar também a presença do nosso Excelentíssimo Sr. Prefeito Dr. Luiz Barbosa de Deus e da nossa Ilustríssima Secretária de Educação a Srª Elza Brito, saúdo ainda os pais e/ou responsáveis dos nossos formandos, porto seguro e baluarte constante de seus amados filhos bem como os convidados dos nossos formandos.

Minha palavra às turmas é gratidão, pela escolha do meu nome, dentre tantos colegas maravilhosos, como madrinha dos mesmos e pela confiança em mim depositada, não só como pessoa, mas também como profissional. Vocês ficarão guardados em meu coração e em minha memória, sinto-me honrada por este momento ímpar.

Muitos dos alunos que aqui se encontram foram nossos, desde bem pequeninos, os vimos crescer, se transformarem em moças e rapazes e de certa forma amadurecerem com o passar dos anos. Ao longo desse tempo lidamos com personalidades variadas, mundo e opiniões diferentes, mas todos especiais com suas particularidades. Alguns, chegaram ao longo do processo. Outros, bem no final. Vocês deixarão saudades, pois cada um, de certa forma, acrescenta algo. Vocês também nos ensinaram a sermos melhores.

Esta cerimônia é relevante não só para os formandos, mas também para toda a comunidade bem como para a escola Vinícius de Moraes. Hoje é dia de festa! É dia de festejarmos, juntos com vocês, esta nova conquista em suas vidas. E que venham as próximas, pois o nosso desejo é que nossos discípulos nos superem. Vocês representam o futuro, a esperança de um mundo melhor, um mundo mais tolerante, mais pacífico, com mulheres e homens que se respeitam. Que os nossos ensinamentos fiquem tatuados em vocês e que a semente plantada, por cada um de nós, germine, cresça e dê frutos. E que vocês perpetuem os nossos ensinamentos.

Aos meus afilhados, quero recordar o texto de Ruth Rocha, "Para que serve viver". No texto, a personagem do senhor Juvenal diz que: "a vida não tem cadeiras para todos", então, como madrinha das turmas, gostaria de dizer a todos vocês o seguinte: Estudem, leiam bons livros, façam boas amizades, assistam a bons filmes, se preparem para as oportunidades. Elas com certeza, irão aparecer, pois Deus não desampara ninguém. E quando esse dia chegar, agarre-as, não percam as cadeiras, pois estas podem ser únicas em suas vidas.

Encerro este momento destacando trechos da música: Mais uma vez de Renato Russo:

Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena/ Acreditar no sonho que se tem/ Ou que seus planos nunca vão dar certo/ Ou que você nunca vai ser alguém/ Confie em si mesmo/ Quem acredita sempre alcança...

Vocês precisam sonhar e acreditar em si mesmos, pois são seres muito capazes e especiais aos olhos de Deus.

Parabéns a todos(as) e boa sorte nesta nova caminhada.

Boas Festas!

Obrigada!

Ana Clécia
Enviado por Ana Clécia em 15/12/2019
Código do texto: T6819930
Classificação de conteúdo: seguro