Sobre a pandemia e a necessidade de aparecer

Esse novo coronavírus(Covid-19) está assolando todo o mundo, sim, está tudo um caos, há alguns dias atrás foi declarada pandemia global. Autoridades médicas governamentais já anunciaram e continuam anunciando todas as medidas que foram e a ser tomadas. Mas tem um pequeno problema aqui, em nosso país(digo em nível Brasil porque é minha pátria, onde vivo).

Tenho completa ciência de que vivemos em um tempo de relativização; a opinião, não pessoal, mas baseada em dados científicos de uma pessoa que passa no mínimo 10 anos estudando sobre algo - os ditos especialistas - perde valor sendo preterida pelas opiniões de especialistas de 10 minutos de Google, 3 vídeos de Whatsapp e 5 minutos de conversa com um vizinho da esquina.

Tenho, também, a noção de que a internet da notoriedade às pessoas, mas o problema é que a maior atenção é dada a esses últimos tipos de especialistas. Não paro por aí, sei que há em nós a vontade de sermos O informante, O detentor da sapiência biológica, O porta-voz do apocalipse. Mas, por favor, não se engane, por vezes prestamos um desserviço à nossa sociedade.

POR FAVOR! Não compartilhemos qualquer coisa que chegue a nós através de Whatsapp, antes de compartilhar algo e querermos ser os responsáveis por ter dado tal notícia em primeira mão, certifiquemo-nos de que algo é verdadeiro. Há fontes! Corramos atrás, escavemos só um pouquinho. Devemos nos preocupar em achar fontes fidedignas, procurar por pessoas sérias, por DOUTORES, por ESPECIALISTAS na área.

Dentre tantos males que podem ser causados por tal atitude, podemos ser responsáveis pela vida de alguém, simplesmente porque queríamos aparecer nos holofotes. Vamos somente compartilhar o que autoridades devidamente habilitadas nos dizem e passam a confiança para compartilhar.

Por fim, cuidemo-nos também de nós mesmos, pois, tomando todas as precauções, salvaguardamos nossos entes e nossos próximos.

NÃO COMPARTILHE QUALQUER COISA!

Victor de Araujo
Enviado por Victor de Araujo em 17/03/2020
Reeditado em 17/03/2020
Código do texto: T6889900
Classificação de conteúdo: seguro