fluidos espirituais

Não devemos esquecer de que fluido não é energia. Eles partem do fluido cósmico universal, matéria elementar primitiva, cujas modificações e transformações constituem a enorme variedade de corpos da natureza. Portanto, o fluido universal é de pureza absoluta, mas sofre várias transformações quando compõe o que se pode chamar “a atmosfera espiritual da Terra.”

Nossos sentidos e instrumentos de análise não podem perceber os elementos fluídicos. Alguns fluídos, entretanto, pela sua ligação com a vida corporal, podem ser avaliados pelos seus efeitos: são fluídos mais densos que compõem a atmosfera espiritual da Terra. Possuem vários graus de pureza, sendo desse meio que os espíritos deste planeta, encarnados e desencarnados, tiram os elementos necessários à manutenção de sua existência. Em outros mundos ocorre o mesmo, com as devidas variações de constituição e condições de vitalidade de cada um. Os fluidos espirituais na verdade são "matéria mais ou menos quintessenciada"; somente a alma ou princípio inteligente é espiritual. Assim os fluidos espirituais são "a matéria do mundo espiritual". Quanto à solidificação da matéria, na realidade "não é mais do que um estado transitório do fluido universal, que pode volver ao seu estado primitivo, quando deixam de existir as condições de coesão".

Os fluidos espirituais que envolvem a Terra constituem-se em camadas inferiores mais pesadas, tornando-se mais puras nas faixas mais superiores. Sendo heterogêneas, compõe-se de moléculas elementares alteradas e outras de diversas qualidades, de onde formam seus perispíritos os espíritos que aqui vivem. Entretanto, seja o espírito mais ou menos depurado, "seu perispírito se formará das partes mais puras ou das mais grosseiras do fluído peculiar ao mundo onde ele encarna". Assim, a constituição íntima de cada perispírito varia o progresso moral realizado em cada encarnação. Um espírito superior encarnado em missão possui o perispírito menos grosseiro que o de um indígena deste mundo. Quanto ao corpo carnal, é formado dos mesmos elementos, independendo da inferioridade ou superioridade do Espírito. "O fluído etéreo está para as necessidades do Espírito, como a atmosfera para as dos encarnados".

Roberto Valverde
Enviado por Roberto Valverde em 09/04/2020
Código do texto: T6911364
Classificação de conteúdo: seguro