DUAS BOAS NOTÍCIAS DA ITÁLIA

.

A primeira é que foi realizado um remédio bastante promissor, mas antes de entrar nos detalhes da notícia, é oportuno explicar brevemente como o coronavírus consegue entrar nas céluas do pulmão e naquelas do intestino. Já se sabia que uma certa enzima, a conversora da angiotensina-2 (ECA-2), se encontra localizada na superfície das membranas das células do pulmão, das artérias, do coração, dos rins e do intestino. A ECA-2 inibe a atividade da enzima de conversão da angiotensina (ACE) reduzindo a quantidade de angiotensina-2 e aumentando a quantidade de angiotensina (1-7) e, desde 2012, os cientistas sabiam que o utilizo de inibidores da ACE reduziam significativamente o risco de pneumonia. Recentemente foi descoberto que a ECA-2 serve também como ponto de entrada do coronavírus.

Nas semanas passadas, o Professor Giacomo Rossi, médico veterinário da Universidade de Camerino (Itália), partindo do estudo de um tipo de coronavírus que afeta gravemente os gatos (FeCoV), observou que a Covid-19 apresenta um número maior de ligações com os locais da ECA-2. O Professor Rossi, entrevistado, explicou que: “Esses locais, chamados de glicosilação, são áreas nas quais moléculas simples de açúcar se ligam a uma proteína ancorada à membrana celular. Percebi que todos esses locais estão constantemente ligados ao último aminoácido da proteína da membrana, a asparagina. Daí a ideia de usar um medicamento antigo, conhecido pelos oncologistas que o utilizam na terapia da leucemia aguda em crianças, a L-Asparaginase. É uma enzima que, ao eliminar o aminoácido asparagina, corta efetivamente a ligação do vírus ao seu receptor celular específico. Este medicamento, combinado com a já conhecida cloroquina, que funciona bloqueando a entrada do vírus na célula por outro mecanismo, e com a heparina -que evita danos vasculares agudos induzidos pela tempestade inflamatória- combatem completamente a infecção e os seus efeitos nos seres humanos.”

O professor Rossi revelou ter analisado cuidadosamente os trabalhos dos médicos chineses, os primeiros a pesquisar o coronavírus. Em seguida, o estudo da Universidade de Camerino, graças à intermediação de um médico local, foi de fato avaliado por um empresário membro do conselho de administração da Montreal Heart Institute Foundation e do Canadá Science Technology & Innovation Council. Assim nasceu a patente que, em três dias, foi depositada em Washington DC. Alguns hospitais americanos e canadenses já estão testando o novo remédio.

"Continuamos com cautela", disse o Professor Rossi, "dentro de um mês, devemos ter os primeiros resultados". Isso porque os testes são mais rápidos nos Estados Unidos do que na Europa. O Reitor da Unicam, Dr. Claudio Pettinari, declarou: "Colocamos em campo as habilidades de nossos pesquisadores para encontrar soluções que sejam benéficas para a saúde pública global".

As premissas são boas e, se esse remédio funcionar devidamente, será possível reduzir drasticamente as consequências da pandemia antes que seja desenvolvida uma vacina oportuna.

A segunda notícia positiva é uma vacina italiana em fase avançada de execução. Os primeiros resultados dos testes pré-clínicos de cinco candidatos à vacina contra o vírus da Covid-19, realizados pela empresa Takis, são positivos. O CEO da empresa, Luigi Aurisicchio, explica: "Após o primeiro experimento e com uma única administração, encontramos uma forte produção de anticorpos. Os primeiros resultados em modelos pré-clínicos -acrescentou- demonstram a forte imunogenicidade dos candidatos a vacina". Todos os cinco candidatos foram projetados para inibir a principal arma que o vírus usa para invadir as células, a proteína Spike. Eles são baseados nos fragmentos do material genético do coronavírus que correspondem a diferentes regiões da proteína e todos são administrados com a técnica chamada eletroporação, que consiste em uma injeção no músculo seguida por um impulso elétrico muito curto apto a facilitar a entrada da vacina nas células e ativar o sistema imunológico. Das cinco vacinas testadas, duas são atualmente as mais promissoras, disse Aurisicchio.

Richard Foxe
Enviado por Richard Foxe em 14/04/2020
Código do texto: T6916718
Classificação de conteúdo: seguro