O QUE SERÁ O AMANHÃ

O QUE SERÁ O AMANHÃ?

Ouvindo uma palestra do Dr. Alfredo Salim, médico de família do Hospital Sírio Libanês, falando sobre as novas tendências mundiais, no período e após a vacinação em massa contra a Covid19, chega-se à conclusão de que nada será como antes. Ele diz, com o que concordo plenamente, eis que temos o olhar convergente para o assunto. Todos nós acordaremos mais pobre do que hoje.

A classificação a seguir, tem como objetivo demonstrar o que ocorre e que poderá ocorrer, sem querer profetizar, olhando tão somente para a humanidade em movimento e/ou transformação. Tomo a liberdade de escrever um pouco, não com objetivo de aterrorizar ninguém, tão somente o que penso e que poderá ocorrer doravante. Estamos passando por uma pandemia que não se sabe de onde veio, o que é realmente, como se trata, como se evita, como dissemina e como acabará. Assim, como um ser humano-cristão, ouso imaginar e sugerir. Vejamos:

MÁSCARAS E EPI DE POTEÇÃO

Segundo os informes oficiais, só teremos uma vacina para o COVID19, daqui há um ano e meio ou dois anos. O país que fizer a descoberta da vacina, certamente, tentará vacinar seu povo, assim, a vacina só será disponível para todos daqui há uns 3 ou mais anos. Levando em consideração que somos mais de 7,7 bilhões de pessoas, vai ser muito difícil e demorado produzir vacina para tantos. Assim, enquanto não houver vacina ou algum medicamento que nos proporcionará a cura, o medo da contaminação estará no ar. É lógico que a Máscara sozinha não inibe a proliferação do vírus, contudo, além da máscara, vai virar hábito a higienização das mãos e nos lugares onde tocaremos. Os elevadores serão higienizados toda vez que chegar ao térreo e só adentraremos a eles depois da higienização. Outros EPIS que tem o objetivo de eliminar a transmissão serão usados rotineiramente pelos médicos, enfermeiros e cuidadores de pessoas. com o uso contínuo, com o objetivo de minimizar a contaminação. E, pensando pelo lado bom da coisa, surgirão máscaras de todos os tipos, combinando com a vestimenta do dia-a-dia, se tornando mais um acessório. Já vemos máscaras com o capacete, máscaras com a tiara e por aí vai. Criatividade é o que não nos falta.

SUPERMERCADOS

Já está sendo adotado e poderá se tornar um hábito, não haver aglomeração e todos os carrinhos, gôndolas, corrimãos e elevadores serão higienizados sempre. Aquele que não mantiver as condições de higiene não poderão ficar abertos. Será uma norma a ser disciplinada e adotada pela vigilância sanitária. O tempo dirá o que acontecerá. Quem não tiver competência não ficará no mercado. Será um hábito, também, o atendimento Delivery, uma por acomodação, e outra, por precaução e economia. Os supermercados deverão entregar produto de primeira qualidade sob pena de perderem a preferência.

LOJAS DE DEPARTAMENTO

As Lojas de departamento, tal qual os supermercados, deverão seguir os protocolos de higienização, desde a entrada do cliente e depois da saída dele. Levando em consideração, sempre, que o cliente é e sempre foi o seu maior patrimônio. Se não tiver clientela, melhor seria não se estabelecer. Se vai enfrentar as dificuldades no íntimo para ganhar um pouco mais, certamente que terá que ter todos os cuidados, caso contrário, vai ter que mudar de ramo.

HOSPITAIS

A crise do Corona vírus deixará um aprendizado para todos nós em todos os setores e ramos de atividade. Os hospitais, com a pandemia, viraram um pandemônio: todos foram pegos de surpresa e, como ocorreu no mundo todo, ninguém sabe ou sabia como tratar a pandemia. O pior de tudo é que, na maioria das situações, os hospitais não foram devidamente equipados por desvio de dinheiro, por desvio de finalidades e outras cousas mais. Ao invés de equipar hospitais para eventualidades e atendimento melhor ao público, formam erigidos grandes monumentos em homenagem aos donos da bola literalmente. Não há jogador de futebol nenhum, da serie “E” para a série “A” que ganha menos que um salário mínimo. É o mesmo que dizer que, temos que fazer bons estádios de futebol, seguindo os moldes dos imperadores de outrora, onde distribuíam o pão (trigo) e o circo (espetáculos). No olhar dos administradores públicos, macro e micro, enganar o povo é muito fácil!

HÁBITOS E COSTUMES

Estive na China em 2008 e vi lá, em grande parte da população, o uso de máscaras e o hábito de tirar o sapato/chinelo na porta de entrada. É uma forma de prevenção adotada, eis que lá, sempre, tem uma ou outra epidemia. Podemos lembrar que já conviveram com a Sars, gripe aviária, e agora o Corona... Vi, também, que atentos aos ensinamentos milenares, grande parte da população toma chá ou água natural. Água gelada lá não é muito comum. Então, nós, do lado de cá, certamente que passaremos a utilizar máscaras – por um bom tempo – de forma a inibir a proliferação de vírus, seja da gripe ou de outra enfermidade, protegendo aos que nos cercam ou conosco convivem, além de evitar que gotículas de saliva de outrem penetrem diretamente na mucosa nasal ou jugal. O que, convenhamos, é um hábito salutar, se levarmos em consideração que uma gotícula de um espirro pode viajar 8 metros levada pelo vento e, se contaminada e ingressar nos olhos, na boca, nariz do receptor, certamente que o contaminará. As gotículas do espirro, sem o vento, podem atingir uma distância de 2 metros. Não seria conveniente utilizar máscara em qualquer tempo? Vejo como um hábito saudável. O sapato ou as sandálias que estiveram caminhando nas ruas/estradas, poderão trazer consigo muitas impurezas, tais como cuspe de contaminados; fezes de cachorro ou humana e outras diversas “nojeiras” que, se retiradas antes de adentrar o ambiente familiar, onde as pessoas utilizam para seu deleite ou aconchego não contaminarão o sagrado lar.

TROCA DE ROUPAS EM CASA E NO TRABALHO

Também serão adotados em diversos lugares o uso de indumentária para o trabalho e, no retorno ao lar, na entrada, darão um jeito de trocarem as roupas não contaminando o lar com as impurezas que porventura estejam impregnadas nas vestes. Não estou aterrorizando ninguém, estou fazendo previsões para uma vida no decorrer e após a pandemia. São hábitos saudáveis – embora difíceis de serem aplicados, em razão de necessidade de mudança na arquitetura das casas e na dificuldade de adaptações. As gripes comuns são transmitidas pelo espirro, contato, que poderiam ser evitadas se tomadas as providencias e precauções exigidas. Mas, enquanto não aprendemos a lição, vamos tomando medicamentos gripais para aliviar nosso sofrimento.

CINEMAS, TEATROS, CLUBES EM GERAL

Já estão reinventando o “drive in” ou “drive through “, onde além de serem servidos nos automóveis, se posicionam em posições estratégicas, com a família reunida para ver o filme o espetáculo. Não é pessimismo e sim, um olhar para o futuro – que já foi passado também – E, como já dizia o grande Albert Einstein: “Não podemos querer que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a maior benção que pode acontecer as pessoas e aos países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia assim como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem os inventos, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise se supera a si mesmo sem ter sido superado”

ESTÁDIOS DE FUTEBOL

Antevejo que aqueles belíssimos estádios, construídos no lugar de se construir hospitais, permanecerão vazios ou sofrerão mudanças radicais, tais sejam: retirada de cadeiras de forma que diminua sua capacidade, diminuindo as vendas de ingresso e sendo televisados todos os jogos nos canais livres de abertos. Cada empresa transmitirá um jogo e todos participarão do grande bolo que lhe dá audiência. Não poderão continuar sendo privativos de uma só emissora. Se abrir para todas, só irão aos estádios os mais fanáticos, os demais verão os jogos no conforto de suas residências. E, cada emissora que transmitir os jogos dará um valor a ser estudado aos clubes que transmitir. Sua audiência, que é a mola mestra dela, servirá para ofertar produtos e serviços que serão pagos, o que lhe dará longevidade de funcionamento.

EMPRESAS EM GERAL

Quanto às empresas, em especial as indústrias, me reporto ao passado quando trabalhei na “Cobraice” há aproximadamente 55 anos, para dizer que, a adoção de três turnos, iniciando o primeiro turno às 06:00 horas, indo até as 14 horas, onde iniciará o segundo turno, indo até as 22 horas e iniciando o terceiro turno, indo até as 06 horas da manhã, de segunda a sexta feira, com um gerente geral e encarregados noutros horários. É óbvio que as empresas de energia elétrica terão que sofrer alguns ajustes, porém, o caos maior que é o do transporte público, seria bastante minimizado. Apenas 1/3 da população industrial seria movimentada em determinado horário. Seria bom para o transporte público, porém, teriam que fazer adaptações de horários para atendimento de todos. No meu parco modo de pensar seria uma solução gigantesca para um problema de igual tamanho que temos que é o estrangulamento dos meios de transporte. O Comércio, em geral, tocaria sua rotina dentro da normalidade, respeitando o número de pessoas no estabelecimento, e, quando em compras, sendo adotadas as medidas sanitárias necessárias.

ESCRITÓRIOS/HOME OFFICE

Quanto aos escritórios de contabilidade e administrativos, estes atenderão via WhatsApp, Skype, Telefone e e-mail, sempre que for imprescindível a presença da pessoa no atendimento. Ficará muito mais fácil para o trabalhador e o empregador terá como controlar, tanto a jornada – pela produção – como a constância e eficiência do trabalhador por enquetes com sua clientela.

CALL CENTERS

As grandes centrais de atendimento, conhecidas de CALL CENTERS, que em geral trabalham grandes grupos quase que amontoados, deverão rever seus conceitos e alternar os atendentes ou transformar em Home Office, o que traria grande benefício para todos: A empresa não precisaria pagar a locação e os trabalhadores trabalhariam de suas casas, sendo que na central – espaço bem menor – ficaria o comando que distribuiria as ligações.

RESTAURANTES

Vi em Vitória, no Restaurante do meu amigo Tião, mesinhas menores para no máximo duas pessoas. Acho que será um padrão a ser adotado em todos os restaurantes, onde sentariam somente o casal ou uma pessoa individualmente. As pessoas continuarão a se servir, porém, enquanto estiverem se servindo ou fazendo suas refeições não podem falar ao celular e terão, obrigatoriamente, que usar a máscara ao se servir. Uma pessoa falando ao celular ou sem máscara deverá ser impedida de utilizar o meio onde todos se servem. E, ao adentrarem ao estabelecimento restaurante deverão utilizar o álcool gel para tocar nos utensílios. Os banheiros serão adaptados com mais pias para lavagem de mãos e, higienizados, rotineiramente.

ÔNIBUS, METRÔS, BARCOS E AVIÕES

Coletivos serão totalmente remodelados. Ao adentrar tem que ser higienizadas as mãos, e se tocar no celular, tem que utilizar álcool gel novamente, de forma que não polua o ambiente, mormente nos aparadores, nas cadeiras, nas roletas etc. Temos que preservar nossa vida e a dos que nos cercam. Ninguém pode ser tão egoísta e só pensar no seu umbigo. Vivemos em comunidade e temos que, mesmo com um certo custo, tentar tornar feliz a humanidade.

Linhares – ES, 19 de maio de 2020.

Avelino Malacarne

Avelino Malacarne
Enviado por Avelino Malacarne em 19/05/2020
Código do texto: T6952230
Classificação de conteúdo: seguro