TRÊS CONCLUSÕES SÁBIAS

Certa vez, um jovem perdido encontra um velho sábio e pergunta:

— Perdi-me do meu caminho e não sei como chegar ao meu destino. O que eu faço?

O sábio sem pestanejar responde:

— Siga por essa estrada e chegará ao seu destino, mas lembre-se, existe uma pedra no seu caminho.

O jovem se alegra e segue a orientação do sábio. Pouco tempo depois da caminhada o jovem lembra que o sábio o alertou que haveria uma pedra no seu caminho, com medo o jovem desvia e pega um atalho e logo em seguida tropeça numa pedra. Novamente perdido ele volta para achar o sábio e quando o encontra diz tudo o que aconteceu. O velho sábio então chega a três conclusões.

— Nunca pegue atalhos! Para todo o destino existe um caminho e para todos os caminhos existem pedras. Buscar atalhos não te faz escapar das pedras no caminho, você encontrará outras pedras e outro destino.

— Evite ser guiado por emoções! As pessoas colocam os seus destinos nas mãos frágeis dos sentimentos. Cuidado ao trilhar um caminho assim, pois o destino pode ser a morte.

— Não se desvie do seu objetivo! O destino é como o topo de uma imensa montanha e para chegar ao seu cume o caminho está cheio de pedras, mas se o seu objetivo é o topo, então, as pedras serão somente o pavimento do seu caminho.