Nº23 - O Amor é o Caminho

13/07/20 - segunda-feira

Querido Unicórnio,

Conte-me, quero saber como você está sobrevivendo a este mundo que deturpa o normal, convencendo que o anormal é o novo normal, mas se coloca como juiz, júri e acusação nesta inquisição que insiste em caçar o que julgam como anormal. Estou muito confuso, pois um país laico tem um pastor como ministro, a Fundação Palmares tem um racista negro como presidente, e já são dois anos de mandato e a pandemia da corrupção ainda acomete Brasília. Quando Sul virou Norte e por que cancelaram Sense8 e Salvation, preciso saber.

Semana passada eu estava emputecido e fiz uma oratória desaforante, mas depois de um debate com o Chá de Camomila (tenho o vídeo, chocante, mas caso queira ver, envio), passo bem. Continuo emputecido, afinal a Terra ainda é redonda e governada por primatas “evoluídos”, entretanto sou o Tiago Perco e o Amor sempre será o meu caminho.

Talvez você seja um@ negr@ em um país racista, uma mulher em ambientes machistas, um LGBTQIA+ em uma sociedade heteronormativa, um@ deficiente em estruturas nazistas, um@ acometid@ por uma enfermidade em um governo que prega Jesus (na cruz, sempre que faz arminha) e desacredita a medicina. Talvez você seja uma pessoa que acorda cedo e vai à luta, encarando trabalho, escola, faculdade, cursos e mais cursos, sobrando no final do mês não mais que uns trocados para o açaí. Talvez você esteja desempregado em um país cuja legislação é excludente.

Se você se identificou com algo a cima, é bem possível que esteja emputecido como eu, pois lutamos desde o dia em que nascemos, buscamos não fazer o mal ao nosso próximo, empenhamo-nos em cumprir os mandamentos, e ainda sim a gravidade para nós é sempre mais forte. Fazemos votos a Deus para que nos ajude a conquistar algo, enquanto que o voo dos ímpios é alto e prospero. Sei que há momentos em que o único pensamento é o de desistir, chutar o balde, abraçar a morte ou sentar na roda dos escarnecedores, mas não se entregue a este caminho. Seu valor esta alem da capacidade que os olhos do mundo são capazes de mensurar.

Se os seus sonhos forem frustrados, o amor é o caminho. Se tudo parecer conspirar para que você não conquiste seus projetos, o amor é o caminho. Se o mundo te colocar em posição de minoria, o amor é o caminho. Se as pessoas não souberem valorizar o ser fantástico que você é, o amor o caminho. O amor é sempre o caminho para as pessoas que buscam viver com dignidade. E dignidade é qualidade moral que infunde respeito, consciência do próprio valor, honra. Dignidade é algo inerente à pessoa, não um titulo ou condição que um sistema político, social ou financeiro possa fornece.

Não sou a melhor pessoa para falar de auto estima, mas sempre que posso procuro olhar no espelho e se preciso for eu recomeço. Sou resistente, e nem sempre é por mim, por que para mim o amor sempre foi o caminho, mesmo que nesse caminho o amor sempre me fosse negado ou tomado. Sei que não é fácil viver com dignidade em um mundo de inversão de valores, mas não podemos ter a corrupção e a injustiça como nossos norte nesta jornada.

Continue lutando com dignidade, com integridade. Fique imputecido quantas vezes precisar, faça discursos desaforantes, pegue essa angustia que aperta o seu peito e grite, escreva, ouça musica, dance, não importa como, apenas coloque para fora. E nos dias mais sombrios abrace sua família como quem abraça a própria vida. Você pode ate não ter tudo que quer, mas acredito que tem braços para te lembrar que o amor é o caminho.

Sempre que me perco em mim mesmo, tenho eles para me lembrar a que vim e quão incrível sou. O tudo que o mundo me priva, nunca chegará aos pés do TUDO que tenho dentro de casa.

Que sua semana seja a melhor semana de sua vida.

Lembrem-se de nosso lema:

Viver vale mais que existir.

Ser Resistência.

Ser uma flor teimosa que insisti em florescer em uma selva de concreto.

Com amor, Tiago.