Ao fundo de um ser humano

Como se chega ao fundo de um ser humano?

Emoções,raizes dos sentimentos,

Não existe lei que intitua:

"Fica decretado que os homens estão livres do jugo da mentira.

nem a armadura de palavras. O homem se sentará à mesa

com seu olhar limpo porque a verdade passará a ser servida

antes da sobremesa."Se está o ser humano provido de sabedoria,por que ser tomado pela insanidade da maldade,se até animais' por intinto se protegem? O ser humano é seu predador.

Mata,morre,como animais,e como animais vivem.

Neste momento, Sartre cita as duas escolas existencialistas, a católica e a atéia. Ambas têm em comum apenas a adoção do pressuposto de que a existência precede a essência. Para explicar tal significado, Sartre inicialmente apresenta a idéia oposta, comparando o ser humano com um objeto fabricado. Para qualquer objeto temos um modelo, que definirá como será o produto. Neste caso a essência (modelo) precede a existência (produto).z que concebem um Deus criador, vêem o homem como produto da obra divina, assim como qualquer produto fabricado. A essência de todos os homens é única, pois foi concebida por Deus . Mesmo os filósofos ateus, adotam a idéia de que a essência precede a existência, ao pressuporem uma natureza humana universal. O existencialismo ateu, afirma Sartre, ao não admitir a existência de Deus, permite que a existência humana precede a essência. O homem existe no mundo, surge no mundo, para depois se definir. E mais: só depois que existiu o homem pode dizer o que é a humanidade, podendo julgar-se alguma coisa apenas a partir daquilo que já está feito. Em suma: o homem é aquilo que faz.

No o entanto, ao dizer que o homem é responsável por si mesmo, o existencialismo transcende a idéia do subjetivismo individualista que os críticos querem imputar-lhe. O homem, no ato de fazer uma escolha É livre,vai da caparrcidade de por em prática os conjunto de valores morais. não escolhe somente a si mesmo, mas escolhe toda humanidade. Ou seja: ao escolher o homem que deseja ser, o homem está julgando como todos os homens deve ser. Em outras palavras: o homem está condenado à subjetividade humana. Somos responsáveis por toda humanidade.

Qual é o valor da vida humana?

José Lucas Góes Benevides
Enviado por José Lucas Góes Benevides em 19/10/2007
Código do texto: T701262
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.