COMPARAR, COMPARAR, COMPARAR, FÚTIL VAIDADE

COMPARAR, COMPARAR, COMPARAR, FÚTIL VAIDADE https://www.recantodasletras.com.br/mensagens/7082966

Muitos de nós, a meu ver, equivocadamente, costumamos medir o nosso “sucesso/insucesso”, assim como o “sucesso/insucesso” das demais pessoas, pelo momento atual.

Não creio ser essa uma atitude acertada porque ser “bem” ou “malsucedido” não está ligado a um determinado momento, presente ou pretérito.

Explico:

Uma pessoa que hoje seja conhecida por todos, rodeada de “amizades”, popular, financeiramente abastada etc., amanhã poderá não ser nada disso e vice-versa;

Alguém que hoje tem casa própria, muitos investimentos, um patrimônio considerável, uma renda confortável, ou até muito superior à que necessita para viver, que tenha uma excelente saúde, amanhã pode não ter nada disso ou quase nada e vice-versa.

Uma lista infindável de exemplos poder-se-ia dar para ilustrar, mas fiquemos por aqui.

Portanto, é de primordial importância não nos deixarmos iludir ou desiludir pelo momento bom ou ruim pelo qual estamos passando.

O mundo dá voltas e as coisas vão se rearranjando de tal maneira, a nos impor novos desafios a cada instante. E a nossa conduta em relação a cada um deles, vai nos transformando para melhor ou não.

Nesse sentido fazer comparações não é nada racional, visto que as nossas conquistas e não conquistas vão muito além de nós. Influenciarão também as pessoas com quais convivemos mais diretamente ou não e, principalmente, terão reflexos quer sejam positivos ou negativos, também sobre os nossos descendentes, dos que deles descenderem e assim por diante.

Trazemos heranças dos nossos ancestrais e projetaremos nossa herança a todos os que nos sucederem. Isso por si só, inviabiliza quaisquer tentativas de comparações.

Vivamos nossa vida, portanto, sem a preocupação em nos compararmos aos demais, porque tudo isso é fútil vaidade.

Rafael Arcângelo
Enviado por Rafael Arcângelo em 08/10/2020
Reeditado em 11/10/2020
Código do texto: T7082966
Classificação de conteúdo: seguro