PLURALIDADE

Que a natureza é uma ótima referência para nos inspirar e ensinar, não é novidade para ninguém.

É tanta diversidade que, por mais que nos esforcemos e reconheçamos, não nos damos conta do quanto que ela pode nos servir de parâmetros e de ser ainda mais útil para o aprendizado em nosso dia-a-dia.

A pluralidade é a tônica da natureza, ou seja: tudo o que nela há é diversificado e jamais se observa a unicidade.

É essa variedade de formas, fases, movimentos, contextos e contrastes, que tanto nos inspira, encanta e torna a vida possível.

Se essa é uma verdade inconteste, porque haveria de ser diferente em relação a nós, os humanos?

Acaso não somos parte integrante da natureza?

Tenho convicção de que sim; somos parte integrante da natureza.

Somos diversos, temos nossas qualidades e defeitos, erros, acertos, fortalezas e fraquezas, que nos são próprias enquanto indivíduos.

Então por que não aceitamos que o outro seja diverso de nós, que tenha outra forma de pensar e de agir?

Por que queremos impor ao outro, aquilo que é exclusividade nossa?

Por que não abrimos mão das nossas "verdades", convicções e dogmas?

Seria por ignorância, vaidade, intolerância, prepotência?

Por que razão?

Bora refletir?

Rafael Arcângelo
Enviado por Rafael Arcângelo em 25/10/2020
Reeditado em 25/10/2020
Código do texto: T7096170
Classificação de conteúdo: seguro