DIÁRIO DE BOMBORDO-51....Pirenópolis-Go

....Pirenópolis-Go...29/Ago/2009.

Quem dorme ao lado de roncadores pode entender o meu suplício, o Elson não ronca forte mas parece um motor de popa bem regulado ,vai a noite toda.
Acordei várias vezes ,empurrei ,dei porrada ,xinguei   e ele virava de lado ,parava de roncar por três minutos e engatava a marcha . Pensei em dormir fora mas fiquei com medo dos morcegos me pegarem .... afffff.

O café da manhã da fazenda foi demais ,bolo fresco ,leite das vaquinhas Gema e Gemada ,manteiga caseira ,rosquinha feita pela dona da casa ,que é fera na cozinha  e ainda teve um rocambole com doce de leite e ameixa fdeito pela Luciana que está de arrebentar. O filho dela é uma graça ,tem quatro meses mas não enche o saco ,parece comigo quando era criança.

Nunca havia cheirado rapé e o Lino me emprestou .Sensação danada no nariz e vontade de espirrar feito doido ,estou fora ,mas valeu pela experiência.

Conversar com a Luana é uma lição de cultura regional , ela falou sobre frutas tais como o Baru ,Pequi, a Mangaba ,a Cagaita ,a Gabiroba, e por aí afora . É incrível a quantidade de frutas do Cerrado e nós ,antas do Sul ,nem conhecemos .
Fiquei de ,na próxima vez, tomar sorvete de tudo.

Enquanto tomávamos café ,um bando de gralhas brancas atacava o pequizeiro,coisa linda , e quem nunca viu não sabe . Nós temos nossa gralha (o Nardely ),do grupo, mas é porque ele fala feito uma gralha namorando ,mas é um cara legal.

Saímos para percorrer as cachoeiras da região ,e tirar umas fotos da cidade .Pirinópolis é uma graça ,com seus casarões antigos datados de 1700 ,recuperados ,pintados e conservados .
Vale a pena ver e acessar o site da cidade .

Estivemos na cachoeira seis ,da fazenda Bonsucesso, e dizem que há mais de 100 cachoeiras na região .Fica pra próxima vez ,mas foi um passeio inesquecível .
Eu e o Luís (cinco anos ),entramos em todas as quedas dágua ,Elson, o que adora frio ,entrou em duas ,mas entrou ,e ainda saltou em pé de uma de 8 m de altura .
Curtir a mata ,as paisagens , a natureza ,as aves ,aquelas águas geladas ,mas revigorantes, não tem preço .

Num morro, vi plantação de Guariroba ,o palmito amargo e fui tirar uma foto ,mas encontrei uma diferente ,pequenina meio ácida e percebi que os animais comeram no local. Colhi umas três e levei pra perguntar ao pessoal da fazenda ,se eram comestíveis.
Segui o princípio básico de sobrevivência na selva : não coma se for amarga ,leitosa ,ou cabeluda.Sem maldade eheheh.
Perguntei a um morador o nome de uma fruta e ele falou que era Tarumã .
Perguntei se era perigosa ,e a resposta dele foi legal : os passarinhos e os veadinhos comem e não morrem.Opa respondi na bucha ,nossa vou morrer . Ele riu e a partir daí fiquei amigo do cara , que me contou mais algumas coisas ,valeu.

O Ramos ,agora conhecido como seu Antonio ,foi de uma gentileza incomensurável conosco ,pois ele já fez aquele passeio várias vezes .obrigado amigão.

Luana já estava ao telefone chamando uma galera para o churrasco que já estava nos esperando na fazenda .Ouvi muitas estórias do seu Ilno, e não tem preço vendo ele cheirando seu rapé e falando da época em que ele era amigo do presidente da República ,Juscelino Kubitschek . Foi parceiro de noitadas com ele e o homem era chegado na farra .Cada causo de rachar de rir . As horas voaram e o marido da Luciana dando um show na churrasqueira . Foi uma tarde maravilhosa encerrada com os doces cristalizados que Palmitatus comprou na feira ontem.

Os noivos estavam esperando as decoradoras, ops ,os decoradores, que chegariam para acertar os detalhes do casamento .Nesse meio tempo ,eu estava pra lá de Bagdá ,pois não dormi nada ,pulei o dia todo ,e ainda tomei embelezantes deliciosos que o Ilno nos apresentou.

Estava de banho tomado estendido na cama, e mal fechei os olhinhos ,quando o Elson me arrastou para ver as bichinhas.Eram uma graça ,loiros ,altos,ambos de olhos azuis, mas de umas desmunhecagem de fazer Clóvis Bornay revirar as almofadas .Sem maldade.eheh. Mas boas pessoas e gostei deles.

Começaram a fazer doce de laranja nas maquininhas de descascar laranja ,e que fizeram parte da minha infância, pois Limeira era a capital da laranja do Brasil .
Percebi que o Elson estava prestando uma atenção maior no papo dos garotos ,do que no dos noivos. Cutuquei Antonio ,e começamos a rir .Elsom está assumindo gente.

Os garotos deram um giro no quintal ,dando show , pode tirar isso daqui ,coloque ali , isso é cafona ,aquilo não é ,e nós só rindo e nos divertindo.

Fomos ver o pôr do sol no Parque dos Pirineus . Um visual de babar .
Luana dirigindo bem ,mas pilota igual ao noivo ,pé pesado e eu segurando no PQP .
Vimos Pirenópolis do alto, e paramos no parque, valeu a pena .

Chegamos em Brasília a noite .Foi um passeio inesquecível ,e agradeço ,de coração, a gentileza do casal e da família .
Coisas e cenas para aguardar no cerebelo.

I LOVE THIS GAME
NAMASTÊ
O LOBO SOLITÁRIo

foto: Limeira- caçulinha da familia: Bongo.