Nonstop 200.000 km (aventura)

sábado, 20 de junho de 2009

200 mil quilómetros em autocaravana até ao Guiness

"Uma viagem de 200 mil quilómetros (km), numa autocaravana, pode parecer loucura, mas para Rui Coutinho é algo "que só se faz uma vez na vida". É com este espírito que Rui Coutinho, acompanhado de Inocêncio Santos, Alfredo Martins e Rui Faria vão embarcar numa viagem, pensada "há muito tempo", e que tem o objectivo de marcar "de forma diferente" as suas vidas. A ideia é a seguinte: durante três meses, quatro pessoas vão percorrer as estradas europeias, num total de 200 mil km, numa autocaravana, sem saírem de dentro do veículo. Durante todo o tempo de viagem vão ser acompanhados por uma equipa de apoio que garante o abastecimento de combustível e água potável. "Vamos tentar viajar sem mudar óleo, água e pneus. Só sermos abastecidos de combustível", declarou ao Diário de Leiria. Outro objectivo da viagem é entrar para o livro dos recordes, o 'Guiness'."Solicitámos a presença de um juiz para o dia da partida, em Leiria, já que sabemos que não existe este recorde", revelou Rui Coutinho, acrescentando que a partida ainda não está definida."Queremos planear a viagem com calma e ponderação. É algo que queremos que nasça com o pé direito", disse, apontado duas hipóteses para a saída, antes de Setembro ou depois do Inverno. A maior dificuldade vai ser "pressão psicológica" do isolamento. Apesar de terem telemóveis e computadores com ligação à Internet, o afastamento da família pode criar momentos de tensão. Nesta altura de preparação, tem sido essa mesma família o apoio para a viagem, que acaba por representar, igualmente, "um teste à afinidade familiar". "Já estão habituados a que eu faça coisas radicais. Duas das minhas filhas dizem que também gostavam de ir e acompanham-me na preparação física", acrescentou. Preparação física é prioridadeUma das prioridades da equipa é a preparação física para prevenir o atrofio dos músculos."Cada um de nós está a fazer preparação física individual", explicou, revelando que um ginásio da zona, um mês antes da partida, "vai-nos dar manutenção física preventiva". Outra prioridade é prever situações passíveis de acontecer, como um pneu furado, uma doença ou atravessar a Europa Continental para a Grã-Bretanha. Questões que estão a ser negociadas com a equipa do 'Guiness', para que não se perca a oportunidade de inscrever mais um recorde em língua portuguesa. "Este projecto é a minha coqueluche de vida", concluiu o leiriense. "

Diario de Leiria - Edição de 19-06-2009