#notícias-da-terra:03 - Confusão da verdade

A confusão da verdade.

A algo que vocês precisam saber sobre nós da Terra. É sobre o que nós humanos consideramos o que é verdadeiro e o que é falso. É um dos temas mais espinhoso para nós mesmos. Têm verdades metafísicas, relacionadas ao sagrado, reveladas por um deus ou divindades, bem como pode ser racionalismos abstratos muito convincentes. Também têm as verdades empíricas relacionadas às experiências concretas e demonstráveis que, mesmo assim, geram muitas dúvidas. No entanto, as verdades empíricas fizeram nós humanos avançarmos em vários aspectos da vida material e tecnológica. Chamamos estas verdades empíricas de ciências, embora nem todas as verdades científicas são demonstráveis; algumas verdades científicas são só hipóteses plausíveis que a comunidade científica aceita provisoriamente. Como eu disse à vocês, o tema da verdade, no nosso planeta, é de uma complexidade imensa. Chamamos toda esta reflexão, que problematiza o conhecimento do que é verdadeiro, de epistemologia. Não se preocupem se tiverem dificuldades para entenderem este tema epistemológico, entre nós humanos muitos nuncam ouviram essa tal palavra quanto mais seu entendimento. Mas há um outro aspecto importante e mais prático da verdade que vocês também devem saber. As verdades entre nós humanos tem um valor moral que opera do coletivo para o individual. Embora os indivíduos também criam verdades morais para si mesmo. Estas verdades morais são produtos do poder que as transformam em ideologias. Verdades ideológicas são quando um grupo de humanos que estão no poder, com suas verdades morais, querem impor à todos os outros humanos como verdades universais. Por isso, as verdades morais entre os humanos são arenas de poder e disputas. E nestas disputas de verdades morais têm muitas mentiras. Eu sei, vocês devem ter ficados confusos. Nós também ficamos. Não venham!

Wander Caires
Enviado por Wander Caires em 03/03/2021
Reeditado em 09/04/2023
Código do texto: T7197475
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.