Relembrando uma obra-prima do cinema

"Hard candy" (O doce amargo), produção americano-canadense de 2005 estrelada por Ellen Page numa interpretação fantástica da misteriosa personagem Hayley Stark, é uma das maiores obras-primas do cinema não obstante ser filme de baixo orçamento e é também um contundente libelo contra a pedofilia, o estupro, o machismo e a impunidade, não faltando uma merecida alfinetada ao Roman Polanski.
O título colocado em português, aqui no Brasil, "Menina.com", é machista e não tem nenhum cabimento, pois Hayley Stark não é má e sim justa. Claro que os produtores não têm culpa nenhuma dessa tosquice.
Quando pesquisei as reações na internet, nas resenhas e matérias publicadas, tive o desprazer de ler críticas absurdas à heroína adolescente Hayley Stark, xingada de várias maneiras até por mulheres. O impressionante é que tais pessoas se preocuparam mais em falar mal da Hayley que do vilão Jeff Kohlver, o pedofilo estuprador e assassino. Tiveram mesmo o descalabro de dizer que não havia provas contra ele. Ora, as provas vão se avolumando ao longo da película e a monstruosidade de Jeff torna-se afinal evidente. Principalmente depois que Hayley descobre o cofre secreto de Jeff e consegue acesso ao seu conteúdo.
É óbvio que esse filme despertou raiva nos anti-conservadores, essa turma dos "direitos humanos", mas para bandidos e não para pessoas de bem. Essa turma contraculturista e liberal, que não está nem aí para centenas ou milhares de policiais sacrificados no exercício do dever, mas se sensibiliza com a morte de Lázaro Barbosa, ou acha que criminosos hediondos têm que receber tratamento VIP. A turma do vitimismo: coitado do taradinho, é um doente, uma vítima da sociedade... e como a sociedade é uma abstração, por essa cartilha o que se prega é a impunidade.
Já os conservadores, que prezam valores éticos e morais, reconhecem a alta qualidade deste filme. A historia do confronto entre um anjo e um monstro. Uma adolescente de 14 anos que enfrenta o pedofilo assassino em seu próprio covil.
Segue abaixo o endereço de uma das vinhetas de "Hard candy" na internet.

https://youtu.be/9hQOlOMoJK0