Informação e Conhecimento

Quem vê um avião saindo do chão e pegando vôo, não imagina o esforço que existe por trás. Sabe-se que existe todo um processo, mas não se conhece a dimensão do processo. Quando o passageiro está dentro do avião, acima das nuvens, também não fica pensando em como esse avião se mantém nos ares, de certo modo, planando como uma ave plantadora, mas com muitas toneladas (quando digo que o passageiro não fica pensando sobre isso o tempo todo, não estou falando daqueles que pensam o tempo todo, muito mais por medo do que por curiosidade).

Transformar informação em conhecimento também é assim, é desafiador e, em muitas das vezes, contradizente das impossibilidades.

Não é muito raro encontrar alguém planando, mas poucas vezes, apesar de se ouvir sobre o esforço necessário, pensa-se seriamente sobre isso.

O aluno que anda vários quilômetros para chegar à escola, que vai de uma cidade a outra para fazer Faculdade, que às vezes não se junta aos colegas em uma lanchonete, não porque não tem fome, mas porque não tem dinheiro pra ajudar a pagar a conta.

A dona de casa que espera os filhos dormirem para, então, tarde da noite e madrugada a dentro fazer as atividades, pois só conseguiu começar a estudar tarde da vida, mas nem por isso desistiu.

Olhos cansados, conteúdo difícil, barreiras da informação que surgem e parecem intransponíveis, porém, são escaláveis para o determinado.

Enfim, chega o dia da conclusão do Curso, o diploma, o emprego, coroas de vitória para quem lutou demais, contudo, ainda há uma última coisa a ser feita e que requer força, coragem e fé para pegar essas informações e lutando contra tudo o que nos põe para baixo, romper com as impossibilidades e ganhar o céu do conhecimento através da vivência da informação. Assim, chega um tempo em que se ouvirá de um palestrante, David Portes, que foi a Harvard, e pegou seu conhecimento de camelô, transformou suas dores, seu aprendizado, sua superação em informação para que outro pudesse pegar essa informação e transformar em conhecimento.

Chega um dia em que um negro, Bem Carson, se torna médico e, em1987, foi pioneiro em cirurgia de gêmeos siameses, separando as duas crianças uma da outra, superando todas as dificuldades, inclusive o racismo sofrido Chega um dia em que a dona de casa tem agenda cheia na profissão que escolheu seguir.

Chega um dia em que, independentemente de qual profissão ou outro desafio decidimos enfrentar, muitos nos verão planando e dormirão seguros sobre as asas do conhecimento, como alguém que confia em seu médico cirurgião, porque sabe que ele honrou e transformou informações em conhecimento.

Então, chega um momento em que se pode afrouxar os nós, e trilhar com leveza. Assim, quando conhecer a amplidão que existe depois das nuvens de dificuldades e impossibilidades, poderá sentir a mesma sensação que Isaías 53:11, descreve do Senhor Jesus Cristo ao concluir sua missão sobre Seu plano de salvação para nós: "Logo depois do sofrimento ele contemplará o resultado da sua obra, o empenho de sua alma, e ficará satisfeito;"

Vale a pena todo esse esforço?

Fernando Pessoa responde muito bem:

" Tudo vale a pena quando a alma não é pequena!"