MENSAGEM DE VIAGEM À GABRIELA,
 minha neta primogênita e muito querida,
na semana que antecede sua volta a Portugal,
para cursar o 3º ano de Arquitetura na Universidade do Porto.

Fiquei pensando em você, neste seu momento único, valioso e importante e resolvi lhe escrever. (“COISAS DE VÓ”)

NOSSO CAMINHO É DIVIDIDO EM QUATRO PARTES:
CHAMADO – PREPARAÇÃO – AÇÃO – FRUTOS (Missão cumprida)

CHAMADO:
Nosso primeiro chamado é para a Vida. Mas para uma Vida com V maiúsculo, isto é, uma vida que será “eviterna”, porque terá início e não terá fim.  Somos criados à imagem e semelhança de Deus. Temos inteligência, podemos fazer escolhas pequenas e grandes, podemos criar, inventar, amar e perdoar. Somos responsáveis!
Nossa primeira experiência é no ventre materno. E neste lugar escuro e pequeno, nosso ser é criado e desenvolvido com todas as potencialidades e possibilidades de vida. Mas somos dependentes, completamente, de nossa mãe, por nove meses. Estamos em formação física, emocional e espiritual. E tudo acontece pelo amor de nossos pais. Somos o fruto desse amor, um amor ágape, um amor que gera a vida, um amor que será eterno.
Nascemos e nosso cordão umbilical é cortado, mas continuamos dependentes pela amamentação, higiene e afeto.
E a cada passagem de nosso crescimento, que eu chamo de pequenas Páscoa (passagem), vamos desenvolvendo nosso físico, nosso equilíbrio emocional, nossas aptidões, habilidades e nossos dons recebidos pelo Deus da Vida.
A cada pequena Páscoa, nosso Cordão Umbilical é cortado novamente e ficamos mais fortes, mais independentes para viver nossa experiência de vida.

PREPARAÇÃO:
Então, começam os ciclos de nossa vida:
Bebê/ amamentação - Criança/andar/ falar/Creche/ Escola. São novos ambientes, novos relacionamentos, novas descobertas, novos conhecimentos de si e do mundo, dos dons recebidos e dos assuntos que mais gostamos de estudar, de aprender e de fazer.
E assim, começamos a escolher o Caminho que deveremos seguir, construir e viver com alegria, amor e Paz.
Você, Gabriela, está neste momento. Escolheu, teve ajuda física e emocional de sua família e agora será preciso renascer, naturalmente.
Seu cordão umbilical será cortado mais uma vez, para que você possa viver outras pequenas páscoas (passagens) de crescimentos pessoais, cada vez mais importantes e profundas e, sempre, para o seu bem
Só que agora, é você que irá cortá-lo.
È um momento difícil para todos: para você, seus pais, irmão e familiares. Mas é preciso. E isto é um bom sinal! Sinal que você foi bem preparada pela família,  pela escola e pela vida!
É claro que você pode desistir e recomeçar, sem traumas. Você é a dona da sua vida. Você é a protagonista da sua história de vida.
Mas a vida, nos pede, também, coragem, perseverança e fé.
Lembremos, sempre, dos exemplos que conhecemos e que serão sempre nossos faróis iluminando nosso caminho.
E nosso Deus que a ama muito, já enviou e enviará muitos anjos da guarda em forma de amigos e pessoas que cruzarão o seu caminho e a ajudarão sempre que precisar, além de seus familiares.

AÇÃO: 
Quando você se formar, seu diploma será a sua habilitação para viver a sua escolha profissional. Você poderá servir, fazendo o que gosta, o que sempre sonhou e será muito feliz com as bênçãos de Deus.

FRUTOS / MISSÃO CUMPRIDA:
Com o tempo e é muito natural, você será reconhecida e valorizada por todo o caminho percorrido, desde a barriguinha da sua mãe Rosa, da primeira Creche, da primeira Escola, dos tempos da Universidade do Porto e das experiências profissionais. E aí, você irá sorrir e agradecer a Deus pelo caminho percorrido e construído com suas ações de Justiça, Verdade e Beleza, ajudando este nosso Mundo a ser mais Feliz!

Que Deus a abençoe com todas as Graças que você necessitar e que você seja, sempre, instrumento de Sua Vontade de Seu Amor e de Sua Paz!!!

Abraços e orações dos seus avós maternos,
Terezinha e Antonio
Em, 28 de agosto de 2021
 

Terezinha Domingues
Enviado por Terezinha Domingues em 05/09/2021
Reeditado em 01/12/2021
Código do texto: T7335936
Classificação de conteúdo: seguro