Os valores da vida

Certa vez estava eu andando sem destino, apenas caminhando sem pensar em nada, sem saber onde ia terminar esse passeio. Pensava em como as coisas não estavam dando certo para mim , por mais que eu trabalhasse , fizesse economia de miséria, não conseguia dar um passo adiante. Meus amigos parecem estar todos bem, com carro do ano, filhos estudando em colégio particular, vários imóveis..., e eu o que tenho? Uma casa bem modesta no subúrbio, um carro velho e filhos que estudam em colégio publico... , ia me esquecendo , tenho uma companheira de muitos anos .....mas não sei mas se vale a pena continuar ....., depois de vinte anos juntos tenho a impressão que passamos o tempo todo criando os filhos . Minha consciência dói de estar pensando isso, mas eu queria outra coisa, uma vida cheia de alegrias e felicidades... gostaria de morar em um bairro bom, ter o carro dos meus sonhos , viajar , conhecer o mundo e proporcionar essa mesma felicidade aos meus filhos e esposa .

Bom, nada disso eu pude realizar e me sinto frustrado... , derrepente eu esbarro em alguém, e a pessoa cai com a trombada..., meu Deus como eu estou desligado, ajudo a moça a se levantar pedindo mil desculpas, esperando que ela fosse grosseira comigo...

- Me desculpe não quis derrubar você...

Ela me sorri e diz como se fosse à coisa mais normal do mundo:

-Isso e obvio... claro que eu sei que você não quis me derrubar , em que planeta você vive ? Lá as pessoas derrubam as outras de propósito?

Olhei para ela boquiaberto pois não esperava aquela resposta , melhor dizendo eu esperava qualquer coisa menos aquilo . Ela continuou sorrindo e me olhando como se realmente eu fosse um ET.

-Me desculpe não quis ser grosseira...

- Imagine eu e que devo pedir desculpas pois não estava prestando atenção ...

-Pensando nos problemas diários ou algo novo?

Olhei para ela mais confuso ainda pois como ela poderia saber o que eu estava pensando ?Fiquei desconfiado..., talvez ela estivesse simulando um assalto..., ou sei lá hoje em dia se mata alguém por qualquer motivo...

- Eu não vou te assaltar e nem quero nada de você eu vim para dar algo para você.

Agora ferrou tudo , pensei , deve ter me confundido com algum traficante e agora?

- Sei o que você esta pensando e também sei pelo que você esta passando, mas tudo esta escrito e tudo e do jeito que tem que ser, agora você ser feliz não depende de ninguém apenas de você mesmo. Basta que você continue lutando pelo que você quer, mas, sem desvalorizar o que você já tem e o que e mais importante e de mais valor você já possui, uma família. Pense em quantos gostariam de chegar em casa depois de um dia cansativo de trabalho e ter uma pessoa esperando POR VOCE , uma pessoa com quem você possa abrir seu coração , seus problemas e sofrimentos , e o que e melhor , não cobra nada , apenas amor . Pense um pouco mais quantas pessoas tem três pessoinhas esperando de pijama apenas para lhe desejar boa noite, sei que talvez você se sinta impotente e fracassado de vez em quando, pois você não pode dar a vida que deseja para essas pessoas que tanto te dão , sei exatamente o que se passa no seu coração, e vou te dar um conselho, esqueça essa obsessão por uma vida material melhor... você já tem o que todos precisão para ser feliz , não se iluda achando que sua família seria mais feliz se você possuísse mais dinheiro , eles estão realmente tristes porque acham que você não os ama mais , sua preocupação em ganhar dinheiro virou prioridade e acabou por deixar de lado a coisa mais importante no mundo .Siga seu caminho aceitando as provações que a vida coloca em nossos caminhos , a vida e muito mais do que esse mundo pode nos dar , aproveite o que você tem , você e feliz e não sabe .

E ao mesmo tempo em que ela começou a falar ela parou, olhou nos meus olhos e simplesmente sorriu e foi embora. Fiquei um tempo olhando pro nada parado no meio da calçada sem saber o que fazer ou para onde ir .....sabe quando você se sente perdido .....? Parecia que um buraco se abriu e eu estava caindo... caindo .....ate chegar no fundo do poço , onde se encontra muitas verdades ...

Voltei para casa sem nem ao menos perceber o caminho ou quem eu encontrava por ele...e quando entrei pela porta e meus filhos me abraçaram dizendo o quanto estavam com saudades , entendi o que a moça quis me dizer . Demorei um pouco mas percebi a tempo de não perder as pessoas que eu mais amo no mundo , porque eu estava perdendo e nem me importava . Estava perdendo algo realmente importante , trocando por inveja dos amigos , rejeitando os filhos que eu escolhi ter , desprezando minha companheira e fiel esposa , o que mais eu preciso para viver bem ? Dinheiro? Bom, se é somente disso que eu preciso sou uma pessoa completamente feliz, pois dinheiro eu posso trabalhar e ganhar mais..., mais o que eu possuo milhões estão à procura e não encontram ou esqueceram o real valor que a família tem...

Chego à conclusão de que a vida é muito mais do que o dinheiro pode nos fornecer, me pergunto agora onde estava esse tempo todo a educação que meus pais me deram, onde o amor era o centro da felicidade, minha mãe dizia; “onde existe amor, pra infelicidade não há espaço”, onde foi que eu perdi essa estrutura de sabedoria que somente os pais são capazes de nos dar? Eu recebi e perdi pelo caminho, esse longo caminho que é a vida...

Giselle Cristina

giselle santos
Enviado por giselle santos em 13/11/2007
Código do texto: T735948