AUTO-AFIRMAÇÃO...!

Se há algo que não muda através dos tempos é a busca incessante da humanidade por fama, beleza, aceitação, dinheiro e poder. Tudo isso se traduz em status.

Exibir conquistas materiais e intelectuais tornou-se, dentre as pessoas, a forma mais comum de auto-afirmação. Frases como “Vou fazer tal coisa e Fulaninha vai morrer de inveja”, “De que adianta ter (ser) se eu não mostrar para ninguém?” e outras do gênero são proferidas incontáveis vezes.

Por que há essa intensa necessidade de auto-afirmação? Querer aprovação em demasia é sinal de que a pessoa tem uma auto-estima bastante baixa. Quem tem sentimentos de auto-estima se sente amado, se sente querido e por isso depende menos das aprovações e avaliações alheias. Em oposição, pessoas com baixa auto-estima estão perdidas e não sabem o que escolher ou decidir, e geralmente elas escolhem as pessoas mais sedutoras como modelo e aprovação. Além disso quem tem baixa auto-estima se submete no relacionamento, é controlado aversivamente e se alimenta de migalhas.

As pessoas sempre crêem não serem inteligentes, bonitas e competentes o suficiente para estarem em paz com elas mesmas. Isso ocorre toda vez que se olha para os lados.

O problema é quando a aprovação passa de alguns limites e toma muito tempo da vida da pessoa e aí a pessoa começa a viver mais a vida alheia que a própria.

Ao se comparar com os outros, o ser humano sempre será tomado por um sentimento altamente prejudicial: ou de inferioridade ou de superioridade. Muitas pessoas entram nesse jogo perigoso, e nem se dão conta de que, em um certo estágio, vivem mais para os outros do que para si, procurando ter só o que “aparece”, e fazendo só o que ficará bem diante da sociedade ou o que fará com que se sintam superiores, ainda que não seja o que se crê estar correto ou realmente SER.

É triste para mim essa afirmação: Para existir, precisamos dos outros.

Quanta hipocrisia! Se confiarmos em nossa capacidade e investirmos em nós mesmos, parando de olhar para os outros e de esperar que eles nos aceitem ou admirem, a insegurança desaparecerá, bem como a busca por status, que é puro desperdício de energia. Devemos nos lembrar sempre de que, em todos os momentos em que olhamos para a vida das outras pessoas, estamos deixando de viver a nossa.

Eu suma: o excesso de auto-afirmação nada mais é do que afirmar o que você NÃO É, mas gostaria muito de ser.

A D

Guída Sá
Enviado por Guída Sá em 31/10/2021
Código do texto: T7375589
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.