Para aqueles que só pensam em si.

Sempre foi assim em todo o mundo, parece incrível , mas é a triste realidade. Pessoas, em grande número, só pensam em si próprias, naquilo que os beneficiem, nas suas vantagens e não conseguem exercer a autocrítica. Quando elas desejam obter algo, por mais absurdo que possa parecer não há motivo que as faça desistir, proceder de outra maneira e considerar outros pontos de vista. São pessoas egocêntricas que não compreendem como o seu modo de agir afasta outras pessoas, as quais começam evitá-las quando possível. Não enxergando essa lamentável circunstância, esses indesejáveis indivíduos acreditam estar lucrando em seus propósitos mesquinhos.

A verdade é que conviver com pessoas assim torna-se um fardo pesado que não vale a pena ser carregado. Chegará um momento que ficarão como merecem, ou seja, isoladas. Ninguém deve se iludir, pois aqueles que pensam apenas em si próprios e querem levar pequenas vantagens, acabam totalmente marginalizados pela sociedade.

Para se viver socialmente e obter-se sucesso perene, torna-se necessário desenvolver um relacionamento harmonioso, isto é, colocando-se no lugar do seu próximo, pensar e sentir como ele. Essa diretriz vale para as relações familiares, sociais e profissionais.

Nenhum ser humano é totalmente isento do sentimento de egoísmo. Então, devemos constantemente fazer um sério exame de consciência, visando saber se temos nos esforçado o bastante para nos colocar no lugar do outro.

Esta mensagem tem como objetivo precípuo de nos alertar, uma vez que, plausíveis de falhas, seremos alvos da prática do egocentrismo.

Demarcy de Freitas Lobato (Em memória)
Enviado por Demarcy de Freitas Lobato (Em memória) em 15/11/2007
Reeditado em 15/11/2007
Código do texto: T737644