Seguir a BÍBLIA ao pé da formiga, digo, da letra?

Nádio Graciôlo queria obedecer a tudo que ele lesse na Bíblia. O fato é que ele tinha “passado” por outros livros sagrados, do Alcorão até aos Vedas. Por isso, tinha umas cicatrizes de percurso espalhadas pelo corpo.

Agora, havia chegado a vez da Bíblia.

Abriu o Livro Sagrado e, onde a vista caiu, leu lá:

— “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio. A qual, não tendo superior, nem oficial, nem dominador, prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento. Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado?” (Livro de Provérbios)

Graciôlo nem precisou ler o resto. Não se interessava pelo contexto das coisas que lia.

Nádio Graciôlo costumava dizer que não olhava para baixo, pois sua postura era a de sempre viver de cabeça erguida. E naquele momento ele acabou a leitura e já olhava para cima. Concluiu que, para praticar o que lera, teria que subir em uma daquelas árvores que enxergava um pouco à distância numa via pública. Ao que podia se lembrar, em árvores há muitas formigas. E escalar uma delas lhe seria muito fácil, comparando com outras experiências “místicas” que já tivera antes.

Algumas horas depois de “haver estado com as formigas” no alto de uma antiga árvore, Nádio Graciôlo provou a si mesmo que não era preguiçoso quando correu mais de dois quilômetros e em apenas quinze minutos já estava na emergência hospitalar mais próxima meditando sobre o aprendizado com seu corpo repleto de bolhas ocasionadas pelas picadas.

“Será que haveria uma outra lição importante para aprender naquele livro sagrado?” — Essa era a pergunta que Nádio Graciôlo fazia a si mesmo, quando sua vista caiu sobre um quadro na parede da enfermaria onde um texto bíblico dizia:

— “Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.”

E neste exato momento Nádio Graciôlo começou a contar (na imaginação) quantos andares tinha o alto edifício localizado em frente daquele hospital.

::::::::::::::::::::::::

Das duas séries: “A letra mata... mas o Espírito vivifica” (II Coríntios 3:6) e “Não tentarás o Senhor teu Deus” (Mateus 4:7)