Relações humanas. Podemos fazer alguém feliz?

Num dos cursos de Relações Humanas que me foi ministrado em 1977, visando aprimoramento nas relações trabalhistas e mesmo interpessoais tive a grata satisfação de assimilar as instruções, com bom aproveitamento, o que me permitiu colocá-las em prática e receber o reconhecimento gratificante, em forma de novos amigos.

Em algumas vezes, não conseguimos separar os nossos problemas e angústias e os deixamos transparecer para alguém com quem estamos conversando.

Por essa razão, resolvi publicar pequenas frases, porém, magníficas em suas mensagens, com o interesse único de reavivar nos corações dos leitores a tese de que podemos tornar, pelo menos momentaneamente, alguém feliz. Para que isso ocorra é necessário que estejamos imbuídos de amor ao próximo e ofereçamos um pouco de alento, procedendo e agindo das maneiras abaixo;

Aproximamo-nos, sem cerimônias; damos um pouco do nosso sentimento; ofereçamos um abraço ou um beijo; assentemo-nos bem perto e deixemos ficar algum tempo, sem que o contemos; sonhemos um sonho, sem duvidar; deixemos o sorriso acontecer; olhemos nos olhos; apontemos um defeito com jeito; respeitemos uma lágrima; ouçamos uma história, ou muitas com atenção; escrevamos uma carta e não deixemos de enviá-la; conversemos sério ou fiado; lembremo-nos de um caso; contemos piadas; ajudemos a resolver um problema; perguntemos por quê?; Como vai?; Como tem passado?; Que tem feito de bom? ; Que há de novo?; E prestemos atenção; sugiramos um bom passeio; um bom livro; um bom filme; mesmo um programa de televisão; digamos, de vez em quando, desculpe-nos; gostamos de você; obrigado; não tem importância; que haveremos de fazer?; Resolveremos com certeza.

Conclui-se, assim, que o saudável relacionamento decorre da soma de fatores estimulantes. Devemos e podemos procurar mantê-lo, com freqüência.

Demarcy de Freitas Lobato (Em memória)
Enviado por Demarcy de Freitas Lobato (Em memória) em 20/11/2007
Código do texto: T744545