O caminho mais simples

Qual é o caminho mais simples?

E, em havendo, em se descobrindo, é sempre ele o melhor? A simplicidade deve ser priorizada em detrimento da complexidade?

Depende... talvez sim, talvez não.

Simplicidade... o dicionário diz que é a qualidade daquilo que é simples. Tá bom... adoro essas coisas que dão a volta em si mesmas e não dizem nada, não acrescentam nada, Falta de criatividade, ou simplesmente simplicidade?

Não sei...

O que é simples? Você é simples?

Simples no sentido de que não é complexo; desprovido de complicação...

E vida é simples? E a morte?

'E lá vem você de novo falar de morte.' 'Preocupe-se em viver e deixe pra pensar na morte quando ela chegar'... pensa você aí ao ler este texto... pensa até em voz alta pra ver se me alcança.

Eu sei, eu sei... você tem razão.

Mas eu vivo, vivo sim... mas eu penso na morte também, penso sim.

Ou não posso?

Pra mim tudo é simples assim: tudo o que é vivo morre, punto e basta.

E aí, partindo desse meu raciocínio bem simples... são duas as coisas que têm de ocupar meus pensamentos... meus lamentos em forma de textos escritos: a vida e a morte.

A natureza sempre opta pelo caminho da simplicidade, ela é econômica, invariavelmente escolhe o trajeto mais simples.

Não, não, isso aí não é conclusão minha... é de gente da pesada, como John Duns Scotus (olha só lá de 1200... 13000), Robert Grosssteste (de antes ainda.... 1100 e pouquinho) e vai mais longe no tempo...

Aristóteles já defendia essa tese.

Então o que quero dizer é que se a natureza opta pela simplicidade, por que você complica tanto?

Ou Deus existe, ou não.

E aí viva de acordo com sua convicção.

O que você não pode é complicar assim: pensa de um jeito e vive de outro... dá muito trabalho.

Não dá?

Parsimoniae, mon ami... My friend, dear...

viva, simplesmente, viva... ou morra... e morra, mas opte desde já pelo caminho mais simples...

na verdade, pelo único caminho – Jesus – sim, sim... só assim você vai ver que a morte também é uma coisa bem simples... ah! é...

ou talvez não...

hahah achou que eu iria simplificar?