VAMOS FALAR DE POLÍTICA?

Hoje o assunto, meus amigos, é sobre política! Isso mesmo: política, esta atividade tão controversa. Amada por uns, odiada por outros, mas inevitável, sempre presente na vida de todos!

Aristóteles, um filósofo muito antigo da Grécia, dizia que política é a arte de proporcionar o bem para as pessoas. Olhando por este ponto de vista, política deveria ser algo nobre, algo muito sagrado.

Mas será que na prática tem sido isso? Será que o bem fica reservado apenas a umas poucas pessoas? A quem é amigo do poder?

Quando se fala em política a primeira reação das pessoas é de nojo, de repulsa. Mas por que? Porque no Brasil política virou sinônimo de corrupção, de roubalheira, de privilégios, de se dar bem na vida com o dinheiro do povo. Virou sinônimo também de conchavos, de traição, de mentiras, de não dizer o que pensa, de não fazer o que se quer. A arte da dissimulação.

Mas esta é apenas uma face da política. É a política mais ligada ao poder, à luta insana pelo poder. Existe outro tipo de política: a política da luta por justiça social, por direitos, por causas como o meio ambiente, pela igualdade, contra o racismo, pela causa dos oprimidos.

Este tipo de política é feita por gente simples, sem compromisso com o poder, pela máquina de moer gente que é o poder. Pela grana que rola solta, por dominação.

Ainda existe muita gente boa fazendo política todo dia. Detalhe: eles não se chamam de políticos. São vistos apenas como pessoas idealistas, pessoas que buscam tornar o mundo um lugar melhor. Eles não pedem votos, eles não querem passar o dia em palácios. O campo de trabalho deles é a rua, é onde estão as pessoas que sofrem. O salário deste tipo de político é a consciência tranquila, é ver o mundo um pouco melhor a cada dia.

À política tradicional, do dinheiro, do poder, dos acordos a portas fechadas meu repúdio! À política de quem luta pelo bem estar das pessoas, da natureza, dos moradores de rua, de quem não tem voz, a esses políticos, meu respeito, minha admiração! Eles são a prova que o mundo tem jeito!

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 14/03/2022
Código do texto: T7472339
Classificação de conteúdo: seguro