SOBRE PLANOS E FUTURO

O que difere o ser humano dos outros bichos é que uma girafa não faz planos para o futuro. Nós, temos essa mania. Somos os tais que fazem aqueles planos de ser feliz no futuro, aquelas fórmulas mágicas que parecem só valer para daqui a muitos anos.

Sabe aquele tipo de pessoa que adia tudo? E ainda fala que tá fazendo planejamento, que está seguindo algum tipo de manual? É um desperdício de tempo na minha opinião!

Felicidade não se adia, não se planeja, não se delega para outros tempos. Temos que ser feliz agora, neste instante, que é o que temos. Se dermos sorte, chegaremos lá, no futuro, e se aprendemos a ser feliz agora, estaremos mais preparados para sermos felizes no futuro também. Felicidade também é um hábito de vida, uma rotina!

Não acredito em gente que aceita sofrer vinte anos de uma vida apenas para quando estiver bem velhinho, sem muitas forças, sem muitas ambições, desfrutar daquele sacrifício. É tempo jogado no lixo. E tempo é o bem mais valioso, vale mais que todo o dinheiro do mundo.

É claro que é importante pensar e planejar o futuro! É claro que não é o ideal viver como se não houvesse amanhã! O importante aí é o equilíbrio, mas equilíbrio não é meio termo. Equilíbrio é viver bem, muito bem o hoje todos os dias da vida. É não se poupar dos momentos incríveis, viver cada fase da vida, cada descoberta, cada realização, ser inteiro e não um pedacinho que se guarda.

Que sabemos do futuro? Que sabemos até onde conseguiremos chegar? Eu, pelo menos, não sei nada. Então é olhar para o hoje, que é o que temos, e aproveitar do jeito mais encantador que existe, viver a vida e ser feliz pra valer. É só isso que importa, afinal!

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 15/03/2022
Reeditado em 15/03/2022
Código do texto: T7472993
Classificação de conteúdo: seguro