O ADMIRÁVEL MUNDO DOS LIVROS

Não consigo imaginar um mundo sem livros. Seria um mundo pobre, sem imaginação. Livros são mais que manuais, são ferramentas que nos permitem viajar para outras épocas, outros tempos, outros lugares, sem sair do lugar.

Antigamente tinha na televisão uma propaganda que dizia “quem lê viaja”. Concordo demais com essa frase! Viaja sim, e são as melhores viagens. Viagens que avião nenhum consegue fazer! Viagem no tempo, para o passado, para o futuro. Viagem para dentro da mente de alguém, viagem para o mundo da fantasia. E viagem também para o mundo da realidade. Basta escolher e decolar!

Infelizmente, o brasileiro não liga muito para livros. Leem pouco. Valorizam muito pouco a leitura. E livro é caro. E para piorar, o governo quer aumentar os impostos sobre livros, o que vai encarecer ainda mais. Isso só vai diminuir o acesso das pessoas aos livros.

É privar uma pessoa de fazer uma grande descoberta, descobrir o conhecimento, descobrir que existe um mundo novo, que podemos habitar a todo momento.

Eu leio muito. E a leitura em si não é nenhum sacrifício, não é algo pesado, ruim, de gente velha. É algo de gente revolucionária: gente que não se contenta só com a realidade que é imposta. Quem lê está fazendo algo muito grande: está vendo, imaginando, vivendo um mundo melhor que este, com mais possibilidades, está indo além, está indo ondem poucos conseguem chegar.

Não gosto da ideia de saber que livro é um privilégio de poucos. Livro deveria ser um direito de todos. Um prazer de todo mundo. Sonho com o tempo em que isso pode se tornar realidade. Enquanto este dia não chega, vou fazendo a minha parte. Vou fazendo as minhas viagens!

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 15/03/2022
Reeditado em 15/03/2022
Código do texto: T7472998
Classificação de conteúdo: seguro