O FAMIGERADO FORO PRIVILEGIADO

No Brasil algumas pessoas são mais iguais que as outras. Não são reles mortais, têm privilégios de nobreza. Quero falar sobre o famigerado foro privilegiado, sobre privilégios, sobre o sistema de castas que é a sociedade brasileira.

Toda semana aparece na mídia alguém dando carteirada. É juiz humilhando as pessoas por ser juiz. Desembargador. Políticos. Ricos em geral.

Isso não é caso isolado. Isso não é uma simples exceção. Funciona assim no Brasil. Desde que os portugueses chegaram por estas bandas, foi criada a cultura do privilégio. De um ser humano valer mais que o outro. De quem tem dinheiro e prestígio sempre escapar das punições e quem não tem vintém, nem eira nem beira, estar sempre enrolado com a justiça. Ou seria injustiça?

Outra aberração que existe é o tal foro privilegiado para políticos com mandatos. Até certo ponto, eu concordo. Pelo menos no que tange a manter a integridade do cargo público, das opiniões. Agora, livrar um deputado, um senador da cadeia por ter matado alguém apenas por que é deputado ou senador, é um absurdo! É como se tivessem licença para fazer o que quiser.

Há um abismo separando o Brasil ideal do Brasil real. Há um abismo separando quem tem poder no Brasil de quem não tem. E não é só dinheiro. Parece ser título de nobreza, imunidade, blindagem.

É a nossa mensagem como república: aos ricos e poderosos os benefícios da lei. Aos pobres e desvalidos, o rigor da justiça, o martelo de Thor da justiça, o chicote sagrado no lombo.

Talvez um dia isso mude, talvez um dia, muito muito muito distante.

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 16/03/2022
Código do texto: T7473762
Classificação de conteúdo: seguro