SOBRE VÍCIOS

Hoje é dia de falar sobre vícios, sobre algo que domina totalmente uma pessoa e a faz refém, a faz escrava.

Às vezes a gente vicia em algo que é maravilhoso, dá prazer. É a grande armadilha para os vícios: começa com algo que faz bem. Mas aí o exagero, acaba tornando uma prisão. E aí que mora o perigo.

Pessoas se viciam em qualquer tipo de coisa: comida, bebida, drogas, dinheiro, status, hábitos, remédios, enfim, qualquer coisa.

O vício faz da pessoa um refém, tornando sua vida uma prisão, uma escravidão. E em algo difícil de escapar. É preciso, antes de tudo se conhecer, conhecer seus limites, conhecer suas fraquezas para não cair nesta armadilha.

O vício acaba roubando nossa alegria, nosso entusiasmo, nossa energia. Rouba nosso dinheiro, nossa saúde, enfim, rouba o que temos de mais precioso: nossa vida.

Eu digo não ao vício, digo não a essa emboscada. É possível ter prazer sem vício. É possível ser feliz sem ter que pagar o preço no dia seguinte. Sem ter a ressaca.

E podemos ajudar quem se encontra em situação de vício, em situação de cárcere, de completa dominação. Às vezes uma mão estendida, uma palavra amiga é o primeiro passo para alguém seguir o caminho certo, para corrigir a rota errada. Pense nisso.

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 20/03/2022
Código do texto: T7476643
Classificação de conteúdo: seguro