SOBRE VIVER EM SOCIEDADE

A vida em sociedade! Como é difícil né? Como é desafiador viver em sociedade. Viver bem em sociedade. Ter harmonia e não sabotar o espaço do outro.

Estamos vivendo momentos desafiadores, momentos que nos colocam à prova como seres humanos, como seres que habitam e convivem em sociedade. O que eu faço impacta na vida do outro. O que ele faz tem repercussão na minha vida. Isso não é algo novo, só é algo que agora ficou mais claro para todos.

Ninguém é autossuficiente. Ninguém é bom sozinho. Ninguém é tão habilidoso a ponto de não depender de ninguém. Não há tantos Rodrigos Hilberts assim na sociedade! No geral somos apenas pessoas comuns, que sofrem dores, que são fortes e frágeis ao mesmo tempo.

Na pandemia isso tem ficado bem evidente: muitas pessoas, do grupo de risco, estão perdendo a vida e sequer saíram de casa, sequer foram ter contato com alguém. Mas sempre tem alguém da família, que por motivos justos e às vezes motivos banais como uma festa, uma resenha clandestina, volta para casa e acaba contaminando a todos, e, infelizmente, alguém paga a conta com a vida.

A vida em sociedade é repensar nossas ações, pensar no próximo, pensar no impacto que terá na vida das pessoas. É pensar nas próximas gerações. E ações simples, pequenas ajudam a mostrar que tipo de pessoa a gente é: você espalha lixo pela cidade? Você queima o lixo na porta da sua casa, gerando fumaça para seus vizinhos? Você desperdiça alimentos, desperdiça água? Você trata bem o garçom, o entregador de comida, o jardineiro?

Para a gente exigir do próximo, a gente precisa primeiro ser luz na vida das pessoas. E não estou falando de ser a Madre Tereza de Calcutá. Basta não ser um monstro na vida de ninguém, basta não espalhar agressões de qualquer forma. Já é um caminho!

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 27/03/2022
Código do texto: T7481804
Classificação de conteúdo: seguro