SOBRE O PÓS-PANDEMIA

É tempo de pensar e falar sobre o futuro. Não aquele futuro que parece nunca chegar, que tá bem distante. O futuro que quero falar é o dia depois da pandemia, é quando tudo isso passar. Como seremos? Como será nossa vida? Seremos pessoas melhores? Nossos valores serão mais elevados?

São respostas que só saberemos na hora, mas dá para imaginar que tipo de futuro queremos. Que tipo de pessoas podemos ser.

Seria uma tragédia maior ainda se essa pandemia, essa peste trouxesse só desgraça e tragédia. Porque isso temos aos montes, temos todo dia e sem dó nem piedade.

É preciso que haja um aprendizado nisso tudo. Uma lição de vida e não apenas um legado de morte. É preciso que haja uma evolução do nosso jeito de viver como seres humanos. Não podemos voltar a nossa vida e repetir tantos erros como a gente estava acostumado.

Acredito que é uma espécie de nova chance de sermos mais responsáveis com o meio ambiente, mais sensíveis a dor do próximo, mais vigilantes quanto às injustiças sociais, mais solidários com a causa humana, menos fúteis, menos apegados ao supérfluo.

Não estou afirmando ou apostando que será assim. Mas estou desejando com todo o meu coração que seja. Que tenhamos mais soldados do amor e menos discípulos do ódio, que tenhamos mais voluntários da paz do que mercenários da guerra. Dá para sonhar com isso. Me permito sonhar com um mundo novo sendo reconstruído com esses valores, esses ideais.

Acreditar nisso me ajuda a trabalhar meus próprios valores, para que eu seja alguém assim. E sabe, assim como o vírus, essas boas ações podem ser contagiosas. Podemos contagiar o próximo com nosso amor, nossa paz, nossa fé em um mundo melhor.

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 27/03/2022
Código do texto: T7481810
Classificação de conteúdo: seguro