SOBRE O QUE É A VIDA

O que é a vida? É uma pergunta que filósofos e poetas têm feito ao longo dos séculos, sem nenhuma resposta absoluta!

Para dizer o que é a vida, é preciso pensar antes o que não é a vida. Esquece o significado biológico, as funções vitais de um corpo. Não é disso que quero falar. Quero falar sobre o que pulsa dentro de um ser humano para ele chamar o que faz de viver!

Há muita gente que simplesmente sobrevive, vem ao mundo e perde a viagem. Ocupados demais em viver a vida dos outros, em viver uma existência já programada, burocrática, algo como uma escravidão!

A isso não chamo de vida. É algo parecido, mas muito pequeno perto do que pode ser a vida. E olha, a vida é simples, viver é a coisa mais simples do mundo.

Não é acumular dinheiro, não é se matar de trabalhar, não é ter status na sociedade. Tudo isso é muito pobre, muito cafona. Viver de verdade é ter o domínio da própria vida, fazer escolhas, é usar o tempo para deixar marcas, para ser feliz, para ter uma vida extraordinária.

Isso não depende de ser rico ou algo parecido. Isso depende de força de vontade, de tentar fazer o que gosta. Não precisa ser tudo não. Basta começar por algumas coisas. É algo como soltar as amarras, dizer não ao que te sufoca. Não ficar a vida toda naquele emprego maçante, que você detesta, só por causa de alguns trocados a mais. Não ficar naquele relacionamento abusivo só porque um dia fez uma promessa. Não continuar sendo amigo de quem não é seu amigo. O segredo da vida é saber dizer sim aquilo que te realiza e saber dizer não aquilo que te chateia.

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 28/03/2022
Código do texto: T7482634
Classificação de conteúdo: seguro