A visão de um cego

.A visão de um cego que se destaca diante de uma multidão

"E aconteceu que chegando ele perto de Jericó, estava um cego assentado junto do caminho, mendigando.E, ouvindo passar a multidão, perguntou que era aquilo.E disseram-lhe que Jesus Nazareno passava.Então clamou, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim." Lc 18:35-38

Queremos nesta ocasião falar à respeito de Bartimeu,esta não era a sua indentidade,mas carregava este título por causa do pai que se chamava Timeu;e a palavra Bar no grego significa"filho de" ,ou seja, indicando que ele era filho de Timeu. Então este homem não tinha diante dos que lhe conheciam, um nome,não tinha indentidade própria, é uma pessoa sem nome diante da sociedade, ele vivia de mendigar, não tinha nada,quem tem algo material nesta vida,costuma ter um nome,uma posição diante da sociedade. Bartimeu além de não ter nada,nem o nome era dele,carregava o nome do pai,desprezado vivia à beira do caminho,sem rumo,sem direção;beira do caminho nesse contexto significa lugar de despreso, geralmente quando se ver um mendigo, ele sempre vai estar na beira do caminho,as pessoas estão passando no meio,mas ele vai está recuado em um certo local,seja a beira de uma calçada, sempre ele vai deixar a passagem livre para as outras pessoas,e ele vai está encostado em um lugar demostrando está na beira, é a vida de um mendigo,sem nome e sem posição social.sempre as pessoas vão olhar para ele com menosprezo,e por isso ele se sente inferior, ele se sente rebaixado, permitindo assim que os outros lhe oprima.

Mas, queremos aqui falar da sua visão, segundo a tradição diz que ele,perdeu quando ainda criança, devido seu pai ser perseguido e morto pelo exército romano,e o mesmo teve seus bens confiscado.Em seguida Bartimeu teve seus olhos vazados.

Este homem residia em Jerico,cidade que foi amaldiçoada por Josué,"E naquele tempo Josué os esconjurou, dizendo: Maldito diante do SENHOR seja o homem que se levantar e reedificar esta cidade de Jericó; sobre seu primogênito a fundará, e sobre o seu filho mais novo lhe porá as portas." Josué 6:26. Aqui temos um pequeno relato cerca desta cidade que foi amaldiçoada,e era aqui aonde morava Bartimeu, com certeza Bartimeu não tinha um teto, um lugar para residir,mas dentro do contexto acreditamos que ele tinha esperança e que também havia um credo na vida daquele homem acerca do Messias, dentro desta possibilidade estava o seu comportamento quando soube que Jesus estava passando,a bíblia diz que, "ouvindo passar a multidão,perguntou que era aquilo.e disseram-lhe que Jesus o nazareno passava.E clamou dizendo: Filho de Davi tem misericórdia de mim".

Aqui está um homem que tinha uma visão que muitos ali não tinha, apesar de cego fisicamente,conseguia enchergar o que os outros não enchergavam , entenda que quando ele perguntou o que era aquilo,a resposta foi, Jesus o nazareno passava, e o quê que ele diz: filho de Davi misericórdia de mim, enquanto muitos conheciam Jesus da cidade de Nazaré, o filho de José e de Maria; ele via, aquele que viria da linhagem de Davi,o filho de Deus, o libertador de Israel, o Messias prometido nas escrituras, enquanto muitos estavam alvoroçados com o que via fisicamente, ele se alegrava com aquilo que ele acreditava :"O ESPÍRITO do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;" Isaías 61:1.

Por isso que aquele homem sem ver a luz do dia,mas espiritualmente havia uma visão esplêndida,ao ouvir aquilo Jesus mandou que levasse até ele,e perguntou o que queres que te faça,a resposta foi que eu veja.Jesus porém disse: Vê a tua fé te salvou.e aqui concluímos esta mensagem.

Infelizmente muitos vivem como aquela multidão, vendo fisicamente,mas espiritualmente cego, Deus se agrada de pessoas como Bartimeu, que enchergava o que muitos não conseguia ver,a cegueira espiritual tem alcançados a vida de muitas pessoas,mas que Deus venha tocar em vidas para que tenhamos a visão daquele cego.

Que Deus te abençoe e continue te fortalecendo em nome de Jesus.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 31/03/2022
Código do texto: T7485212
Classificação de conteúdo: seguro