O poder de Deus vs poder humano

"Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra." (Atos 1:8)

Estamos diante das últimas palavras de Jesus, antes de ser elevado às alturas, Jesus, ele vai falar de uma promessa que estava prestes à acontecer, algo que foi profetizado pelo profeta Joel, "E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões." (Jl 2:28)

Essa promessa passou a ser o desejo dos crentes daquela época,a bíblia diz que ficaram días no templo orando à Deus e esperando o revestimento de poder,a virtude do Espírito Santo passou a ser almejada por aqueles crentes do primeiro século.

"Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos." (Atos 1:14)

Perseveravam em oração e súplicas,esta ação mostra o segredo daqueles crentes terem recebidos a promessa, haviam neles o desejo de terem algo de Deus, estamos falando de algo que pulsava na véia de cada um deles,ser cheio do Espírito passou à ser uma busca incessante.

Deus ainda quer que os crentes tenham esse desejo no coração, para que Ele possa encher; Paulo escrevendo aos efésios ele diz:

"E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;"( Ef 5:18).

O desejo pelo poder nos dias atuais tem sido motivo de busca para muitos,o homem deseja ter poder,ter fama,ter autoridade,e, realmente muitos conquistam esse poder, muitos tem dinheiro a ponto de comprar uma cidade, isso é poder adquirido, muitos mandam e desmanda devido a autoridade que tem. Quando Jesus inicia seu ministério muitos não aceitaram ele como o Messias,o enviado de Deus, aquele que era o prometido nas escrituras, porque a visão daquele povo era que o Messias reinasse sobre um trono físico ,e não foi assim que aconteceu; Jesus não mostrou o poder que o povo queria,mas sim, poder no mundo espiritual, autoridade sobre principados e potestades, "E todos se admiraram, a ponto de perguntarem entre si, dizendo: Que é isto? Que nova doutrina é esta? Pois com autoridade ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem!" (Mc 1:27). Esta autoridade estava sobre Ele,e esta mesma autoridade, que ele estava falando quando disse:" Não vos ausentai de Jerusalém até que do alto céus sejais revestido de poder" Jesus estava falando deste poder espiritual para pregar, expulsar demônios,impôr as mãos e os enfermos serem curados, ousadia do Espírito Santo, para realizar a obra do Senhor. Ele queria que todos conhecessem esse poder que era concedido por Deus.

É justamente isto que ninguém se vê mais,o poder que estão buscando, é o poder humano,a autoridade sobre outra pessoa;o homem briga por poder para governar nações estados,cidades,mas esquece que Jesus falou de um poder no mundo espiritual, "Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?"( Gl 4:9) uma pessoa que excerce tal poder, é alguém que tem intimidade com Deus, conhece a Deus e de Deus é conhecido.Não se torna a rudimentos fracos e pobres, certo que Paulo está falando da lei,mas também podemos aplicar à isto que muitos estão querendo viver, "Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?" (Mt 16:26) Quem é revestido com poder de Deus não perde tempo com coisas materiais,a obra de Deus é carente deste poder que foi buscado e almejado pela igreja primitiva, crentes que tinham uma vida de oração com Deus, e que desejava o revestimento do Espírito, "Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar." (Atos 2:47)

Deus Ele dava crescimento a sua obra porque a igreja estava de acordo com sua vontade,e isto é escasso nos nossos dias, Deus tem saudades deste povo fervoroso no espírito que não se deixava levar pelos prazeres desta vida, pessoas que não negavam o Senhor, hoje o homem nega Cristo por qualquer coisa, homens designado por Deus para pastorear o rebanho de Deus , se vê os tais brigando por poder, e vemos pastores no poder envergonhando o evangelho de Cristo, porque esqueceram do poder outorgado por Jesus,e corre atrás do poder humano, homens que foram chamados por Deus,mas não estão no meio dos escolhidos;"Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos."( Mt 22:14 ) mas Deus pode levantar uma geração de adoradores,de pessoas determinadas em buscar o poder que aqueles crentes buscaram. Passaram dias naquele templo esperando a promessa, até que a bíblia diz que, "E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem." (Atos 2:1-4)

A promessa se cumpriu e os crentes foram revestidos desse poder,e segundo a bíblia diz que eles perseveraram, "E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos." (Atos 2:42-43)

O segredo da nossa fé é a perseverança, não basta eu ser batizado, preciso continuar com o mesmo propósito, porque se não posso desistir e parar na caminhada, Paulo diz para Timóteo: "Por cujo motivo te lembro que despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos." (2 Tm 1:6) se diz despertar é porque está dormindo, neste caso é parando ,esvanecendo;e Paulo descobre que a sua fé não estava mas a mesma,"Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação." (2 Tm 1:7) Este é o conselho de Paulo para seu filho na fé, para que ele não vinhesse desistir, porque chega um momento em que os obstáculos da vida vai nos trazendo um cansaço, e quando vamos nos deparar, já não temos mais o mesmo fervor,mas a palavra nos diz:

"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor." (1 Co 15:58)

Todos nós precisamos deste revestimento, para sobrevivermos espiritualmente,e também realizar a vontade de Deus que quer ,"Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade." (1 Tm 2:4) Esse é o desejo do nosso Deus,por isso buscamos ser cheio do Espírito,para suportamos as adversidades,poder de Deus é algo que faz a diferença na vida do crente,por isso buscamos com zelo. E levar muitos a crê no nome de Jesus.

Que Deus continue te abençoando e te fortalecendo em nome de Jesus.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 08/04/2022
Código do texto: T7491041
Classificação de conteúdo: seguro