A paralisia como consequência do pecado

"Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior." ( Jo 5:14)

Este episódio é muito interessante, porque este homem viveu trinta e oito anos a beira de um tanque buscando uma cura, aqui já podemos imaginar o sofrimento que este homem viveu, anos e anos esperando que alguém tivesse misericórdia dele e lançasse-o no tanque, só que pela resposta que ele deu, percebemos que aquele homem apesar de ter uma vida sofrida, não havia uma pessoa que o pudesse ajudar,se tivesse algum familiar, tinha na verdade abandonado ele, Jesus perguntou para ele: "Queres ficar curado", o qual respondeu: "Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque;mas ,enquanto eu vou ,desce outro antes de mim. Primeiramente aquele homem mostra que era um homem solitário, e o segundo ponto à ser destacado é que, ele dependia de uma outra pessoa para que o milagre pudesse acontecer em sua vida, então era praticamente algo impossível de acontecer, porque se,para que o milagre vinhesse a ser realizado em sua vida,precisava de uma pessoa,o primeiro ponto à ser destacado é que ele não tinha essa pessoa,ou seja, ele estava dizendo para Jesus que esse milagre não aconteceria em sua vida, simplesmente isso ele falou para Jesus.

Agora só que a questão é, Jesus fez uma pergunta,a resposta para essa pergunta era sim ou não,ou no caso dele pela busca de anos e anos era apenas sim, mas ele foi mostrar os pontos negativos, era muito simples pra ele responder,as vezes complicamos as coisas, tornamos difíceis algo que está tão fácil de resolver, Jesus dá uma ordem de imediato: "levanta-te toma o teu leito e anda ." O milagre não dependeu da fé daquele homem, Jesus deu uma ordem expressa e o milagre aconteceu, Jesus estava mostrando sua autoridade, diante daquele tanque que era objeto de idolatria para muitos, e as pessoas colocavam sua fé em algo material, tanto que diante da pergunta de Jesus, aquele homem vai falar das dificuldades de chegar ao tanque, agora você imagina todos os anos aquele homem tentando com sua força, se aproximar daquelas águas, porque o texto diz: "enquanto eu vou, desce outro antes de mim", você pode observar que mesmo impossibilitado, ele tentava descer às águas.e Jesus ordena mostrando ser maior que aquele tanque, que não dependia de um anjo para Ele efetuar o milagre na vida daquele homem, Jesus faz acontecer sem precisar das águas ser agitada, trinta e oito anos da sua vida, ele passou confiando naquele que não podia fazer nada por ele, Jesus com apenas uma palavra decide a vida daquele homem, que passou anos olhando para um objeto .

Agora olhando para este homem naquele estado de calamidade, impossibilitado de se movimentar, acreditamos que aquele homem era vítima de uma paralisia, tetraplégico quem sabe, o texto apenas diz que era enfermo,mas nos faz enteder à respeito da sua dificuldade de se locomover, agora, o que seria pior do que isso?

Uma vida como a que ele levava , teria algo pior do que isso ainda ? Bom , analisando as palavras de Jesus, primeiramente precisamos compreender que o estado daquele homem viver enfermo, não era algo que estava ligado a dimensão física,mas espiritual, Jesus nos faz entender que ele vivia naquela situação por conta de um pecado, quando diz: "não peques mais, para que não te suceda coisa pior", mas precisamos analisar uma coisa, Jesus viu o estado em que aquele homem se encontrava, Ele presenciou tudo,mas Ele diz que ainda há algo pior, então vamos utilizar de uma outra passagem que ele vai falar : "Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?" ( Mt 16:26) aqui vemos Jesus falando da importância de lutar pela sua salvação,o homem adquire para si bens, e muitas riquezas, consegue realizar muitos sonhos e projetos,e acaba esquecendo de algo muito importante que é a salvação da alma, Jesus estava falando isso para aquele homem,"para que não te suceda coisa pior" o pecado leva o homem a se afastar de Deus, segundo o apóstolo Paulo diz que nada pode nos separar do amor de Deus, quando aceitamos este amor não há obstáculos que nos impede, "Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?" (Rm 8:35) Diante das circunstâncias da vida, quando estamos inseridos neste plano de salvação, dentro da nossa escolha , porque na verdade é uma decisão que tomamos,e Ele nos conduz pelo caminho, ainda que a palavra nos diz que ele nos amou primeiro,mas este amor não é de forma forçada, "Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro."( 1 Jo 4:19) e há algo que pode nos separar de Jesus, algo chamado pecado, "Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça." ( Is 59:2)

O pecado é algo que faz o homem se perder, pior do que ser paralítico,ou passar trinta e oito anos à beira de um tanque, solitário sem ninguém com que dialogar, compartilhar suas dificuldades, e até mesmo sem se alimentar todos os dias, porque aquele homem só comeria alguma coisa se alguém lhe desse, embora que aquele tanque que era chamado, tanque de Betesda, significa casa de misericórdia, temos que vê que a misericórdia passou longe dele durante trinta e oito anos, pior do que isso aqui, não podemos encontrar algo neste mundo,que possamos comparar com a vida que ele levava,mas encontramos em outra dimensão conforme nos diz a palavra,

"E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo." (Ap 20:15) aqui está o quê é pior do que aquela vida,perder a salvação,queimar,arder no lago de fogo,

"E sairão, e verão os cadáveres dos homens que prevaricaram contra mim; porque o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará; e serão um horror a toda a carne."( Is 66:24) segundo nos diz Jesus haverá muito clamor,no popular,gritos de desespero, lamentações para quem não cuidou em se voltar para Deus,teve uma vida como bem queria, "E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes." ( Mt 13:42) Jesus estava falando para aquele homem, para que não te suceda coisa pior,era justamente isso que Cristo estava falando, pior do que aquela vida,era morrer no pecado e ser lançado no fogo do inferno, Jesus no seu ministério , falou muito do perigo de ir para o inferno, lugar de tormento,perda da salvação,a advertência do mestre era para que o homem escolhece andar nos caminhos estreito, "Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem." ( Mt 7:13,14) Jesus estava dizendo para aquele homem andar na luz, porque o caminho de pecados é um caminho de trevas,de escuridão, "Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." (Jo 8:12)

Não sabemos o que houve com aquele homem depois, pelo menos,a palavra diz que Jesus encontrou no templo , se ele permaneceu firme nos caminhos do Senhor, isso a bíblia não nos revela,mas Jesus advertiu, para que ele não pecasse maís, porque o resultado não seria outro, seria pior do que ser paralítico. Na trajetória da vida notamos que nem tudo nesse mundo é ruim, quando temos Cristo em nossa vida,por mais que não tenhamos riquezas, carro do ano, uma boa conta bancária, uma mesa farta, mas Cristo é o nosso bem maior, não há tesouro neste mundo, que podemos comparar com aquilo que herdamos de Deus,a salvação da nossa alma,o dom gratuito de Deus,a vida eterna.

Que o eterno continue te abençoando e te fortalecendo sempre nesta caminhada, Deus abençoe.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 13/04/2022
Código do texto: T7494628
Classificação de conteúdo: seguro