A mulher samaritana e as duas fontes

"Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva." (Jo 4:10)

Jesus usa uma estratégia para pregar seu evangelho à uma mulher, não sabemos seu nome, o que sabemos é que ela era samaritana, um povo que não pertencia a Israel,os judeus julgavam aquele povo como alguém que não tinha os mesmos direito a participar,das mesmas coisas que um judeu autêntico teria,por ser eles um povo mestiço ; considerados um povo estranhos , havia sobre eles uma rivalidade do qual um não poderia cruzar o caminho do outro, Jesus vai quebrar uma barreira que havia entre eles,o texto diz: "E era-lhe necessário passar por Samaria." ( Jo 4:4)

Dentro desta narrativa encontramos Jesus fazendo uma coisa que não se fazia no meio do povo judeu,o mesmo quebrará um protocolo, anos de rivalidade, há muito tempo atrás houve uma desavença entre eles e este povo foi impedido de adorar no templo com os judeus e de ajudar na reconstrução, encontramos isso no capítulo quatro de Esdra, e os samaritanos se enfureceram por não aceitarem sua oferta de ajudar na reconstrução do templo.

E este caminho escolhido por Jesus,era o caminho mais próximo de se chegar na Galiléia, visto que um judeu preferia fazer uma trajetória maís longa do que passar por dentro de Samaria, e Jesus vai justamente naquele horário que aquela mulher estaria pegando água,no horário de meio dia,o sol era de rachar,mas é nesse horário que aquela mulher iria para o poço, porque não havia ninguém, porque ela era mal vista pela sociedade, uma prostituta,sua fama era de tomar os maridos alheios, e aquele horário ela não encontraria ninguém no poço ,mas Jesus Cristo nosso salvador precisava ter esse encontro com ela, Jesus ao avistá-la diz:" dái-me de beber" demostrando ter sede , o mestre inicia um diálogo com ela,a mesma achou estranho porque um judeu não conversava com um samaritano, principalmente se tratando de uma mulher,do qual ela responde: como sendo tu judeu, pedes para mim água sendo eu samaritana? Porque essa rivalidade era de muitos anos, mas Jesus vai direto ao ponto e diz:" se tu conhecera o dom de Deus, e quem é o que te diz dai-me de beber,tu pedirias, e Ele te daria água viva." Só que a mulher vê alguém pedindo água,e agora já oferece água, então ela tira suas conclusões,se ele tivesse com quê tirar água , não me pediria,ela estava certa dentro da lógica humana,por isso ela responde : como tu me oferece água se não tem com quê tirar? "Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?"( Jo 4:11-12) esta passagem revela a mulher se referindo a uma fonte de água, que todo ser vivo precisa para matar a sede,sem esta água o homem não sobrevive,sem ela o organismo para de funcionar, o corpo fica desidratado até chegar ao ponto de não resistir, porque o homem necessita desta água para saciar sua sede, é algo que está na vida do homem de contínuo, todos os dias nós precisamos desta água ,e jamais ele vai conseguir abastecer seu corpo a ponto de não precisar mais. Foi o que Jesus disse para aquela mulher:

"Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna."( Jo 4:14) esta água que está no poço, sacia a sede do dia a dia,mas Jesus está falando de uma fonte de água viva, uma fonte inesgotável,esta fonte sacia a nossa sede,faz jorrar para eternidade, precisamos desta água que é Jesus. Certa feita Jesus estava diante de uma grande multidão que estava reunida em uma festa,chamada festa dos tabernáculos, ou festa das cabanas, nesta festa havia um costume entre os judeus, aonde relembravam os tempos que passaram no deserto morando em cabanas, havia um certo ritual que eles faziam, e nesse rito eles armavam suas tendas sobre aquele local representando aquele passado, que viveram no deserto ; e sobre Jerusalém um altar era erigido em um ponto alto da cidade, era derramado sobre o mesmo, água, e, aquela água representava a prosperidade para aquela nação, para que as colheitas vinhesse à prosperar, suas finanças e tudo que lhes pertenciam,por onde aquela água passassem a prosperidade alcançaria ,e assim era festejada aquela grandiosa festa dos judeus,mas Jesus vai falar sobre quem é maior que aquele rito,e diz a bíblia no evangelho de João:

"E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre." (Jo 7: 37,38) Mas uma vez Jesus está falando desta água que não perece, desta água que gera vida, que flui no interior daquele que bebe, e jorra na eternidade,a água que sacia a sede de qualquer homem de uma forma que ele não venha sentir sede novamente.

"E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida."( Ap 22:17)

Jesus dá de graça esta água para quem aceita beber dela. Ouvindo a mulher acerca desta água, ela aceita a beber dela, para nunca mais ter sede novamente, "Disse-lhe a mulher: SENHOR, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la."( Jo 4:15) Jesus disse então vá e chame seu marido, e ela diz: não tenho marido,mas Jesus disse, dissestes bem não tenho marido, porque cinco já tiveste e o que tens agora não é teu, isto dissestes com verdade,e a mulher diz: Senhor vejo que és profeta, aonde é o lugar que se deve adorar, nossos pais diz que é no monte , vós dizeis que é em Jerusalém o lugar que se deve

adorar. "Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." (Jo 4:19-24). Jesus ao falar todas essas palavras, vemos que houve uma reação diferente naquela mulher,do qual ela vai dizer : "A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo." (Jo 4:25) Essas palavras demonstra uma pessoa que estava esperando o Cristo,de uma pessoa que já estava começando a beber da água mediante as palavras de Jesus,e o mestre diante daquela declaração vai dizer à ela: "Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo." (Jo 4:26) e a bíblia diz que mediante a chegada de seus discípulos, ela abandona tudo ali e vai para a cidade,maravilhada do que tinha encontrado, "Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens: Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo?" ( Jo 4:28-29)

A água da vida ela tinha bebido naquele exato momento,e corre para anunciar, porque quem bebe desta água não fica só pra si,mas compartilha com os outros, quem bebe desta água jorra para fora à ponto de fazer os outros beberem também,esta mulher retorna até Jesus trazendo consigo uma multidão de pessoas, porque a água estava fazendo seus efeitos dentro dela,se você diz que tem Jesus,mas permanece mudo e calado na sua, é porque ainda não conseguiu beber desta água, quem bebe vai testemunhar,esta fonte, não é uma fonte física,mas espiritual que reflete no mundo físico, aqui mostra a força que esta água produz dentro de nós. Quando ela bebia água do poço, apenas nutria sua necessidade física, mas quando bebeu da fonte de água viva, o efeito foi evidente no mundo espiritual, a água viva nos dá o desejo de testemunhar porque ela pulsa dentro de nós, aquela mulher estava transbordando daquela fonte, e corria no seu interior.

Quer falar de Jesus para outras pessoas? Então beba desta água, assim como bebeu a samaritana, aquela mulher que só vinha no poço no horário de meio dia, agora andava pelas ruas de Sicar anunciando em alta voz, Cristo o salvador do mundo,aquela mulher que não queria ser vista, agora faz questão em mostrar seu rosto em público, mostrando que alguém mudou sua vida, suas palavras soavam nas ruas daquela cidade, "Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo?" (Jo 4:29) A pregação de uma pessoa que bebeu daquela água e saciou sua sede. É isto que acontece quando aceitamos beber nesta fonte oferecida por Jesus , Ele nos convida à beber dela e matar a nossa sede,esta fonte não seca e continua ativa até os nossos dias.

Que Deus abençoe,e te ajude a beber desta fonte inesgotável, para que assim venha fluir e jorrar para vida eterna, em nome de Jesus.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 17/04/2022
Código do texto: T7497089
Classificação de conteúdo: seguro