O sono de Jesus ( Mc 4:36-41)

36 E eles, deixando a multidão, o levaram consigo, assim como estava, no barco; e havia também com ele outros barquinhos.

37 E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia.

38 E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos?

39 E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança.

40 E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?

41 E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?( Lc 4:36-41)

Mas uma vez nesta narrativa vemos o poder e a autoridade de Jesus, quando ele ordena e toda natureza tem que obedecer. Neste texto veremos o trabalhar de Deus , e como Ele trabalha. Podemos analisar que Jesus estava no barco com seus discípulos e, derrepente pegou no sono. Já vi muitos dizerem que Ele dormiu porque estava muito cansado, observando os evangelhos sinóticos não encontrei nenhum dos escritores falando sobre tal cansaço,nem motivo algun do seu sono ,apenas que colocou sua cabeça sobre uma almofada e dormiu, certamente Ele queria relaxar, simplesmente para nos dá uma lição de vida.

Mas uma coisa posso com toda certeza afirmar, Jesus sendo Deus, antes de entrar no barco Ele sabia daquela tempestade; mas é comum, sendo Ele homem , estava sujeito ao cansaço , a fadiga do dia a dia, só não posso é afirmar o motivo exato dEle ter dormido, não falaram em cansaço porque tinha algo mais importante que os evangelistas queriam transmitir.É o que veremos nesta ilustre passagem bíblica.

A a bíblia diz que:" tendo eles deixado a multidão,o levaram consigo,e havia com eles outos barquinhos" ,por mais que Jesus quisesse ficar um pouco só, seria quase impossível,as pessoas queriam está com o mestre, ouvirem,serem confortadas com suas palavras ; e uma das coisas que as pessoas sentiam quando estava com Jesus era a paz e a segurança,se sentiam acolhidos com Ele, Jesus era na verdade seu provedor. Notamos que toda calmaria do mar tornou-se em um vendaval, aonde não houve mais aquela tranqulidade, e agora aqueles barcos tornaram minúsculo naquele mar agitado, sem controle e sem comando, agora sobre a força da natureza eles eram arremeçados de um lado para o outro, todos aqueles barcos estavam sujeitos àquela grande tempestade, tantos os que estavam no barco com Jesus, como os que estavam nos outros barcos, sem Jesus; agora você imagina aquele alvoroço, todos gritando desesperados por socorro. Os discípulos olham para Jesus,e Ele estava dormindo como se nada estivesse acontecendo, todos estavam preocupados, atônitos com medo de morrer, porque tudo levava a pensar desta forma,as evidências apontavam para um grande desastre, uma grande catástrofe poderia acontecer a qualquer momento,tudo fugia do controle daqueles homens, não havia nada que eles pudessem fazer.Homens experientes no mar tinha naquele local,a maioria dos discípulos de Jesus eram pescadores,homens que sabiam lhe dá com aquela situação;mas alí creio eu pelo ponto que chegou já haviam tentando de tudo.E é aqui aonde surge uma pergunta dos discípulos direcionada à Jesus, quando olham e ver Ele dormindo como se nada estivesse acontecendo, algo que eles não conseguiam entender,como falei de início, Jesus sabia que ia haver uma tempestade; e a pergunta foi:" Mestre não se te dá que pereçamos?", Em outras palavras não te importa conosco? Porque Jesus estava no barco; e se Ele estava no barco,por quê aquela tempestade ? É o que pensamos na maioria das vezes; temos Jesus, temos a palavra como garantia e a promessa para nossa vida, temos a certeza da vida eterna,e acontece que não aceitamos a naturalidade das coisas, tudo acontece naturalmente. Essa pergunta," não te importa que pereçamos?" Esta pergunta ela vem com o intúito de fazer Jesus olhar para seus discípulos de uma outra maneira,ela chêga à forçar o sentido natural das coisas,ou seja, tudo pode acontecer,mas nós que temos a palavra como garantia de quê somos salvos, não podemos passar por isso, com essa pergunta eles estavam dizendo: Somos teus discípulos, estamos todos os dias contigo, e isso não faz nenhuma diferença pra ti? Não te importa passarmos por isso? , É a forma que enxergamos na maioria das vezes , nós como crentes em Cristo Jesus, acreditamos que para nós as coisas vão ter um melhor andamento,e ali a bíblia nos revela que havia muitos barcos, todos estavam passando pelo mesmo problema,em uma outra passagem Jesus nos dá um exemplo sobre um caso parecido, aonde ele diz: "E aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém?"( Lc 13:4) Jesus estava dizendo que aqueles homens morreram porque estavam lá, justamente quando a torre caiu,e não porque eram mais culpados quê os que estavam em Jerusalém. Uma coisa temos que aprender, não é porque somos seguidores de Cristo que viveremos desfrutando de uma felicidade ímpar, enquanto os outros que não servem Jesus, terão que receber o castigo que merecem,ou seja,a palavra poderia dizer: eu castigo e repreendo todos aqueles que não me servem, só que não é desta forma porque o próprio Jesus disse: "Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos." ( Mt 5:45) é justamente o contrário, vivemos debaixo dos cuidados do nosso Senhor,e Ele sabe o que precisamos, aquele que não o serve, Ele até deixa solto e o faz prosperar justamente para não ter desculpas,e naquele grandioso dia ele verá que ele foi sozinho para o matadouro, sozinho ele andou , errante , sem a interferência de Deus ele caminhava para morte, porque sempre mostrou que não precisava de Deus,e que ele próprio trilharia seu caminho,seus próprios pés levaram a seguir seus intuitos,mas aquele que serve o Senhor é repreendido por Deus; "Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho."( Hb12:6)

Assim é qualquer um que tem temor de Deus na sua vida,nunca Deus vai deixar ele solto, fazendo o que acha melhor, sempre terá este o castigo a repreensão; para que ele não venha se exaltar,"Porque o SENHOR repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem." ( Pv 3:12)

Assim somos nós para o Senhor, Ele vai deixar as coisas acontecerem em nossas vidas, não para nos enfraquecermos ,mas sim para nos fortalecermos,pois é nas nossas fraquezas que se aperfeiçoa o poder de Deus nas nossas vidas, uma coisa temos que aprender, Deus permite que as leis naturais sigam seu curso prestabelecido , mesmo que seus próprios filhos sejam esmagados por elas. Deus é glorificado em nossos problemas,se nós compreedéssemos isso ; estaríamos prontos até para dizer: "Senhor aumenta a minha carga,se for para glória do teu nome; só te peço que me dês forças proporcional à minha tarefa diária e que eu possa saber empilhar e carregar meu fardo.sei que não serei esmagado debaixo dele,mas sim,servirei como honroso exemplo do teu poder.Teu poder será glorificado na minha fraqueza."frase de Charles Spugeon

Ao invés de dizermos essas palavras,dizemos : "não te importa que pereçamos", porque para nós achamos mais fácil Deus punir e castigar um bandos de publicanos, do que nós que já temos no nosso coração a sua palavra.

Jesus sabia o momento certo de agir, quando entrou naquele barco já sabia que uma tempestade viria ao seu encontro, o que está dentro do meu entendimento é que Ele dormiu, não pelo cansaço físico,mas sim porque Ele estava se sentindo seguro nos braços do pai, Jesus estava querendo beneficiar seus discípulos a sentirem aquela mesma paz,a tranquilidade que estava no seu coração , é por isso que depois que Ele acalma a tempestade, Ele diz:"Porque sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?" Jesus falou isso porque,aqueles homens estavam aflitos quando se era para ter paz, Ele quer que nós descansemos no Senhor, mesmo quando as coisas vão de mal a pior, Ele quer que o nome do Senhor venha ser glorificado em nossa vida, temos que ver que as lutas vem mesmo quando Jesus está no barco,as tribulações do dia dia não significa que será ausência do seu amor, muitas das vezes as tempestade está nos assolando, tudo está desmoronando,as ondas estão batendo forte,com Ímpeto contra nossa vida,mas Ele está dizendo, tranquiliza porque eu estou no barco descansando no Pai . Precisamos saber que para chegar em Canaã tem que passar por um deserto,a bíblia diz que quando Ele ordenou se fez uma grande bonança, veio uma tranquilidade muito grande, que ninguém se viu vestígio de tempestade,as águas que estavam em tormenta só se via paz,o mar que estava bravio,se olhava agora para as ondas do mar, é como se eles andassem sobre um piso de porcelanato.porque é na parte mais escura da noite que precede o nascer do sol; o salmista diz que o choro pode durar a noite inteira,mas a alegria vem pela manhã. É quando tudo parece não ter mais jeito que Ele levanta sua voz de autoridade e faz o mar se acalmar, sempre, Ele terá para aqueles que andam na sua presença uma porta de escape, tem tempestade que você terá que passar,por mais longa que seja o percurso, Ele não te deixará morrer, Ele não te arrancará dela,mas Ele passa contigo,para no final te trazer grande bonança; e o seu nome ser glorificado em sua vida.

Que Deus continue te abençoando e te ajudando a vencer as tempestades da vida, lembre-se, Ele está no barco ao teu lado para te socorrer no momento certo. O sono de Jesus, que muitas das vezes você chama e não ouve de imediato sua resposta, é apenas para te fortalecer e para que teu milagre seja maior.

Deus abençoe em nome de Jesus.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 21/04/2022
Reeditado em 05/05/2022
Código do texto: T7499969
Classificação de conteúdo: seguro