Os dois caminhos ( MT 7:13,14 )

"Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem." (Mt 7:13-14)

Nesta feita abordaremos um tema bastante relevante, queremos falar à respeito dos dois caminhos ou as duas portas, há um grande contraste entre os dois; e , Jesus também fala do acesso à esses caminhos, sendo que um tem um número bastante elevado de pessoas entrando por ele, devido suas facilidades, é um caminho bastante chamativo por causa de suas influências ; sendo que o outro caminho são poucas pessoas que acertam com ele ,por ser estreito e apertado,Jesus antes de falar dos dois caminhos mesmo em poucas palavras, Ele indica qual o caminho que se deve entrar. É uma advertência breve por parte do mestre, porque quando Jesus falava anteriormente nas bem aventuranças ou no famoso sermão da montanha, Ele estava falando dos dois caminhos e como se comportam os tais,ou seja,as bem aventuranças era direcionada àqueles que já estavam no caminho estreito, é um caminho de pequeno acesso,as pessoas tem dificuldades de entrar por ele, devido ser apertado, muitos não conseguem ; meus queridos,Jesus estava dizendo que o acesso a porta larga, é bem mais fácil de se vê e passar,as facilidades são grandes,a trajetória não dificulta o nosso caminhar, e,no ponto de vista da humanidade,se existe uma coisa que todo mundo quer é que as coisas sejam facilitadas para todos,quem quer chegar em um lugar com dificuldade se existe uma maneira melhor de se chegar. O único problema que muitos deixam de observar, é onde eles levam, Jesus logo diz que o largo leva a perdição, e é justamente esse que muitos acertam, enquanto o estreito conduz para vida,mas poucos são os que entram por ele.

E por mais que muitos saibam do que acontece no fim de cada um deles,a mente humana prefere arriscar do que ter uma vida de dificuldades, e responsabilidades exigidas àqueles que escolherem entrar por esta porta estreita. Outro detalhe a ser observado é que, muitos até se enganam, para muitos prosperidades e felicidades absorvidas pelo dia a dia, as coisas fluindo de maneira que não há atrapalho em nada,as coisas dão sempre certo; isso é um grande perigo, porque quando tudo isso acontece para muitos é sinal que temos aprovação de Deus; e na verdade nem sempre, "Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte."( Pv 14:12) Então precisamos está atentos em qual caminho estamos andando, muitas das vezes estamos vivendo uma vida que muitos não querem, devido as dificuldades do dia a dia, tudo parece que vai desmoronar na nossa cabeça,as coisas não saem como planejamos, tudo dá errado,mas nos enxergamos no caminho estreito e preferimos dizer: "posso todas as coisas naquele que me fortalece" , este versículo de felipensses 4:13 ,para muitos é símbolo de alguém que está desfrutando de uma vida abundante,cheia de fartura aonde não falta nada,mas Paulo quando escreveu estas palavras, ele estava dizendo que aprendeu tanto a ter fartura;como não ter,aprendeu a ter escassez como à ter abundância, Paulo estava dizendo que aprendeu com o Senhor, e que a força que lhe fortalecia não era dele,mas de Deus, e sendo assim ele sobrevivia , porque no Senhor ele podia tudo.

Outro caso parecido com este que vimos, encontramos no salmo vinte e três, aonde Davi diz que, " o Senhor é meu pastor e nada me faltará" , temos a impressão as vezes que Davi estava desfrutando do bom e do melhor, mas o que ele estava dizendo era que, as piores coisas poderiam acontecer com ele,mas se Deus estivesse presente em sua vida,todas suas necessidades seriam supridas, é preciso você entender uma coisa, muitos colocam o salmo vinte e três em suas estantes,como sinal de que a prosperidade venha habitar em nossas casas,e esquecem uma coisa, que quando Davi escreveu este salmo,ele estava fugindo de Saul que queria tirar sua vida a qualquer custo, então ele diz:

"Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam." (Sl 23:4) Davi estava vivendo um dos piores momentos de sua vida, mesmo assim ele dizia estas palavras, porque ele sabia que se Deus estivesse com ele, mesmo passando por tudo aquilo ,a prosperidade de Deus estava em sua vida. O que queremos dizer é que o caminho que estamos seguindo, muitas das vezes ele não é apreciável aos nossos olhos,mas é um caminho estreito aonde podemos dizer que no final de tudo, desfrutarmos de uma paz verdadeira que só podemos encontrar no Senhor.

Não adianta aparentarmos viver uma prosperidade artificial, aonde as coisas até estão dando certo,seja financeiramente,profissionalmente, enfim tudo está dentro daquilo que o mundo almeja, dentro de um padrão desejado,e no final de tudo falta a intimidade com Deus, comunhão com o Espírito Santo, andamos como achamos melhor, porque aproveitamos as facilidades da vida;sem se importar com nossa vida espiritual,nem todos os caminhos leva o homem a céu, há os que dizem que todos os caminhos levam à Deus,pelo fato do homem demonstrar uma vida sem lutas,desejável,honesta,um coração bom, que é na verdade aquilo que as pessoas vêem; "Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração." (1 Sm 16:7)

Deus sabe qual o caminho que estamos trilhando, conhece nosso interior, como está descrito no versículo anterior, Ele sabe as intenções do nosso coração,se estamos na porta larga ou na porta estreita,as nossas ações refletirão no caminho em que estamos andando,as possibilidades podem até ser boas, desejáveis e agradáveis ao nosso ego,mas a pergunta seria, aonde isso vai acabar? O que está determinado no final deste caminho,se atentarmos para a palavra de Deus, saberíamos em qual dos dois estamos,o próprio Cristo falou: "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (Jo 14:6) Ele está dizendo que este percurso que leva o homem para o céu, não é encontrado nos bailes que alegra o homem por uns momentos, nas diversões entre amigos,nos prostíbulos aonde muitos se deleitam nos seus prazeres carnais,nas orgias que acontece nas bebedeiras das casas noturnas,nos compartilhamentos de drogas excessivas ou bebidas alcoólicas . Ele está dizendo que este caminho está na pessoa do filho de Deus, é o passaporte que leva o homem até o Pai, é a condução que transporta para vida eterna, Jesus é a porta estreita que muitos tem rejeitados entrar por ela, é o caminho da vida que muitos não encontram, é a porta que dá todo acesso para morar no céu, é caminho estreito que muitos rejeitam ; porque sendo ele apertado ,as pessoas passarão com muitas dificuldades , se trocendo de um lado para o outro,as vezes se arrastando por está cansado da caminhada,cai aqui,se levanta ali,se desvia com dificuldade dos obstáculos,mas Jesus quando falou que é apertado o caminho , Ele estava falando disso, como diz Lucas,porfiai por entrar pela porta estreita,ou seja,precisaria de um esforço não pequeno para conseguir passar.

Um dos maiores problemas que muitos não consegue passar, é por causa das facilidades oferecida pelo caminho largo, ninguém que ter preocupação com nada,ao invés de lutar por aquilo que queremos, melhor mesmo é encontrar tudo pronto, hoje você não ouve falar de sonhos,conquistas , filhos que já nascem querendo o que já está pronto, não tem mais objetivo, não correm atrás de ser um vencedor,mas querem que seus pais vençam por eles, sabe por quê? Porque a porta larga leva a isso,um caminho de facilidades , que não nos deixa de forma nenhuma olhar para a porta estreita; no caminho estreito você vai padecer , vai derramar lágrimas, vai criar calos nos joelhos,vai ter noites que não consegue dormir, porque Deus vai está chamando para ter um encontro com Ele, vai ter momentos que você terá que frear a boca para mortificar a carne, muitas das vezes você vai querer está em casa descansando,e Deus vai querer você na igreja com os outros adorando Ele.Sabe por quê? Porque no caminho estreito precisa de renúncia, "Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;"( Mt 16:24)

Aqui está o maior impedimento de andar no caminho estreito, porque muitos até desejam ,mas quando chega o momento de renunciar, são poucos que querem,o jovem rico chegou até Jesus perguntando o que faria para herdar a vida eterna, Jesus perguntou para ele se ele conhecia os mandamentos,o qual respondeu:desde a sua meninice,a bíblia diz que Jesus se alegrou muito,e falou: falta uma coisa,larga tudo o que tens, dê aos pobres e siga-me, aquele dito de Jesus deixou o jovem muito triste, porque a bíblia faz questão em dizer que ele era dono de muitos bens; na verdade ele queria morar no céu, e não deixar sua riqueza, muitos estão vivendo dessa maneira, morar no céu é o que todos querem, mas no momento de renunciar alguma coisa, são poucos que estão preparados, porque a porta larga contínua tocando no coração de muitos, facilidades e uma vida abundante,viver da maneira que eu gosto, é algo que está falando alto até mesmo dentro da igreja de Cristo,mas lembre de uma coisa,a porta continua estreita, até hoje não achei na bíblia que ela passou por reforma.

Que Deus continue te abençoando e te fortalecendo em nome de Jesus.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 24/04/2022
Reeditado em 24/04/2022
Código do texto: T7502105
Classificação de conteúdo: seguro