Improvável para o mundo, transfomados e usados por Deus

"E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta. Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber."( Jo 4:6,7)

Antes de tudo quero aqui trazer o significado da palavra. "Improvável" que é: incerto, desacreditado , que não tem probabilidade de ocorrer, que não se pode provar, duvidoso .

Então, quero aqui fazer uso desta passagem desta passagem bíblica, quê nos fala de Jesus, em um momento que estava cansado da viagem,e resolve parar em um poço,um local aonde muitas pessoas iam buscar água. Se tratava de um poço muito antigo, e que sustentava muitas pessoas que dependiam daquela água.

Só quê, o que quero aqui ressaltar não é o poço,ou o local geográfico,e sim o horário; a bíblia nos diz quê quando Jesus assentou-se junto da fonte,era quase a hora sexta, que significa que era quase meio dia; e era justamente nesse horário que,a mulher samaritana veio buscar água, mas nos perguntando, qual era a questão dela buscar água naquele horário? O que há de errado nisso? Então vamos lá, nesse horário é um horário que as pessoas praticamente não iam buscar água; porque se tratava de um horário muito quente,e é nessa hora que ela ia buscar água, sabe porquê? Porquê ela era uma improvável, uma pessoa desacreditada,duvidosa, uma pessoa que ninguém dava nada por ela, tinha um mal testemunho. E naquele momento ela não encontraria ninguém,por isso que ela escolhe aquele horário. Mas é nesse horário que Jesus vai está lá esperando por ela, porque é esse tipo de pessoa que Deus usa,aqueles não são; "Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;" ( 1 Co 1:27,28 )

E esta mulher após ter um diálogo com Jesus teve sua vida totalmente transfomada, Jesus tinha falado que se ela bebesse da água que ele lhe desse, ela jamais voltaria a ter sede; e esta mulher fica tão maravilhada que recebe para sua vida aquela palavra, e a mesma causou um impácto em sua vida, observe comigo uma coisa,esta mulher deixou seus afazeres de lado,a bíblia diz que ela deixou o seu cântaro, e foi para a cidade.

Deus vai usar aquela mulher quê para as pessoas em sua volta,ela era uma improvável, alguém que era desacreditada, alguém que as pessoas escondiam o rosto,ela ia buscar água no meio dia, porque nos outros horários,iam ter pessoas que não lhes aceitavam. Mas são essas pessoas que Deus usa, são essas pessoas que Deus levanta para fazer a sua obra, Deus não chama os sábios,os intelectuais,mas sim aqueles que não são, para confundir os que são.

Não havia nenhuma probabilidade dentro da lógica humana para aquela mulher se tornar uma missionária, mas ela arrastou uma multidão, porque ela saiu da perspectiva do homem recebendo algo de Deus;houve um certo momento em sua vida que ela andava as escondidas, sabe porquê? Porquê ela não tinha um testemunho bom, mas no momento em que ela teve um encontro com Cristo; as coisas mudaram,a multidão que ela ganhou foi por causa do testemunho que ela deu de Jesus, e quando chegaram até Jesus disseram:

"E diziam à mulher: Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo."( Jo 4:42) significa que o dito daquela mulher foi tão verdadeiro que os levaram à Cristo, e quê agora eles estavam diante daquele do qual ela tinha falado; e eles podiam o ouvir e tinham certeza quê verdadeiramente era o filho de Deus. Você sabe porquê o testemunho do improvável é mais forte,e qual o porquê de Deus escolher estes? Se você tem curiosidade eu vou te falar o porquê;

Porque primeiro Deus transfoma a vida dele para depois enviar ,a mulher samaritana só foi porquê primeiro ela havia bebido da água que jorraria para vida eterna; a água quê não lhe permitiria mais que tivesse sede, e o impácto é maior quando uma pessoa olha o que Deus faz na vida de um improvável .

Outro relato bíblico que vemos o agir de Deus foi quando Davi reuniu seu exército,a bíblia nos diz o seguinte: "E ajuntou-se a ele todo o homem que se achava em aperto, e todo o homem endividado, e todo o homem de espírito desgostoso, e ele se fez capitão deles; e eram com ele uns quatrocentos homens."( 1 Sim 22:2) Estes homens eram aqueles que iam lutar ao lado de Davi um homem ungido por Deus, eram homens desgostosos da vida, pessoas que fracassaram, no casamento,na vida financeira,e quê agora estavam individados, no fundo do poço.Mas Deus vai levantar eles e estes vão passar a ser chamados ; " os valentes de Davi". Porque improvável nas mãos de Deus Ele transforma em provável, realizável, uma pessoa acreditada; foi isso que aconteceu com a mulher samaritana, Ele mudou o que as pessoas pensavam dela , Ele faz as pessoas acreditarem em você,te coloca numa posição de honra , aquela mulher passou a ter um reconhecimento por causa do testemunho que carregava de Jesus. Não é nós,mas aquilo que herdamos de Cristo,foi por conta do testemunho de Jesus quê estava na vida dela ; isso nos faz compreender quê aquilo que somos não é nosso é do Senhor; a vida que vivemos não é graças à nós,mas a Deus, não é os nossos méritos,mas daquele que morreu na cruz. E ela passou à ter reconhecimento e respeito por conta do que ela recebeu de Jesus.

Então mediante o que a passagem bíblica nos mostra, podemos ser um prostituto, adúltero, criminoso dos piores; Jesus nos tira da posição de imprestável e nos coloca em uma posição aonde o teu nome será reconhecido, não estou falando de fama; estou falando de prestígio, é algo que Deus te dá, mediante a fé no seu filho Jesus Cristo; a mulher dizia: "A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo." (Jo 4:25)

O quê que eu aprendo aqui, quê esta mulher ela já aguardava o Messias, e até certo momento ela poderia fazer o fizesse, ela não conseguiria se livrar daquilo que ela era; porque seus méritos e seu esforço não iria adiantar de nada,as pessoas sempre iam vê ela da forma que eles à conheciam ,a partir do momento que ela teve um encontro com Cristo sua vida mudou, porque quem muda é Jesus, é Ele que nos dá uma nova indentidade, aquela mulher de adúltera passou à ser pregadora do evangelho, anunciante das boas novas, aquela que traz multidões à presença de Cristo; alguém que não queria mostrar o rosto , Jesus faz dela uma pessoa reconhecida , dígna de ser aceita,as suas obras agora serão notória. Porque ela mostrará o que Deus fez em sua vida, "Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo?" ( Jo 4:29) A intenção de Jesus ao falar tudo de sua vida foi apenas para mudar sua direção, é importante notarmos que Ele não julgou ela pelo seu passado, apenas lhe trouxe a recordação daquilo que ela já havia feito, porque o diabo faz isso com as pessoas; "Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus." ( 2 Co 4:4) Quando Jesus falou para ela , o quê a mesma tinha feito, abriu sua mente, e esta é impulssionada à seguir o caminho contrário daquele que ela levava .

Jesus mudou sua história, aquela mulher deixou um legado naquela cidade,as pessoas iam lhes verem com outros olhos, porque Jesus faz isso na nossa vida,nos tira da posição de improvável; e nos dá dignidade, e ainda nos usa como instrumentos em suas mãos.

Que Deus continue te abençoando e te fortalecendo em nome de Jesus.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 04/05/2022
Código do texto: T7509037
Classificação de conteúdo: seguro