Fé,um firme fundamento

"ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem."( Hb 11:1)

A fé é um elemento indispensável para a nossa vida espiritual, com base nesta palavra, a bíblia diz que ela é um firme fundamento das coisas que se esperam . Nós esperamos algo que não vemos, que não pertence ao nosso mundo físico;e não pertencendo à nossa dimensão, sendo assim não haveria como pensarmos em uma estrutura; mas a bíblia diz que ela é o firme fundamento,algo que está firmado, é

uma estrutura; está solidificado, ela é a base de sustentação, ou seja,ela é a própria estrutura; ela é quem firma os passos da nossa caminhada, é um elemento necessário que não pode faltar na nossa vida, é a única forma de agradarmos o Senhor; "Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." (Hb 11:6) Jesus ele sempre questionou seus discípulos acerca da fé, é comum percebermos que os discípulos faziam a seguinte pergunta para Jesus: "Então os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, disseram: Por que não pudemos nós expulsá-lo?" ( Mt 17:19 ) Em sua resposta Jesus diz o motivo,a causa deles não ter conseguido; "E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível." ( Mt 17:20) A fé ela precisa está presente na nossa vida, nunca conseguiremos vencer os embates se não à termos. Em outra passagem a resposta de Jesus foi: "E disse-lhes: Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum." ( Mc 9:29 ) Jesus está mostrando qual é a forma de nós conseguimos alcançar esta fé; jejum e oração.

A fé precisa crescer a cada dia, pois a palavra nos diz: "Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito."(Pv 4:18)

Esta palavra fazemos uso tanto para referir à santidade como a fé que em nós habita. Jesus disse que é como um grão de mostarda, que é a menor das sementes,mas quando cresce é a maior de todas as hortaliças; significa que ela não permanece pequena,mas se desenvolve; assim é nossa fé,ela precisa ser desenvolvidda com o passar dos dias, conheço pessoas que estão anos dentro da igreja,mas nunca alcançou a fé necessária para desenvolver sua crença.

Assim como Jesus repreendeu seus discípulos por falta de fé, Ele também elogiou os que à possuíam; entre alguns casos podemos vê o centurião, "E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé." (Mt 8:10), a mulher do fluxo de sangue;

"E ele lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz." (Lc 8:48) o cego de Jericó ;

"E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho."( Mc 10:52) ,a mulher cananéia;"Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã."( Mt 15:28) E muitos outros, vemos Jesus elogiar por causa de sua fé, pessoas que tiveram e fizeram uso da mesma;a fé ela é,e foi,um canal,uma ponte para que muitos alcançasse sua vitória, até mesmo seu milagre.

Segundo o antigo testamento foi pela fé que muitos alcançaram seus objetivos, como o próprio escritor aos hebreus escreveu: "Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente."( Hb 11:2,3) Este capítulo o autor fala de uma lista de pessoas que venceram pela fé.

Então o que podemos constatar é que a fé, ela é indispensável para aquele que quer herdar o reino dos céus.Esta palavra fé em encontramos no novo testamento cerca de 247 vezes, mais apenas uma vez no antigo testamento, que é encontrado no livro de (Hc 2:4.)

Esta fé ela precisa está ativa, é ela que nos ajuda a superar as dificuldades; com ela conseguiremos atravessar as barreiras, enfrentar as batalhas que são travadas tanto no mundo físico como no reino espiritual,todas as vitórias conquistadas pelo povo de Deus,foi por meio dia fé. A bíblia mostra alguns casos específicos que não precisou da fé por parte da pessoa necessitada; entre elas estão: o paralítico do tanque de Betesda, "E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.

Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda." (Jo 5:6-8)

Se trata de uma ordem direta do próprio Deus, Jesus faz o milagre a pessoa tendo fé ou não, porque ele é Deus ; mas também vemos uma passagem que diz: "E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles." (Mt 13:58)

A bíblia diz que Deus se agrada daquele que tem fé,mas Jesus como homem tinha suas limitações; não que Ele não pudesse operar o milagre.Pois o mesmo se entristecia com a incredulidade daquela nação, um povo que presenciou de forma visível e audível as maiores manifestações de seu poder; é neste contexto que o evangelista escreve que Jesus não operou ali muitos milagres,a dureza do coração daquele povo era tão grande que, eles viam apenas o Jesus de Nazaré, porque se tratava também de uma pessoa conhecida, pois os mesmos conheciam seus familiares. É onde Jesus diz: "E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, a não ser na sua pátria e na sua casa." (Mt 13:57)

Pois esta fé é o veículo de condução para o céu, "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus." (Ef 2:8) Entenda o quanto é necessário que você à possua , além de ser nossa base de sustentação, é por meio dela que somos salvos; e esta fé precisa habitar em nós, como diz a palavra: "Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti." (2 Tem 1:5) Paulo estava certo de que esta fé habitava em Timóteo,da mesma forma faz menção aos nossos dias atuais, direcionando-a

ao nossos corações, para quê por ela sejamos guiados, agindo com o mesmo proceder.

Busque esta fé para sua vida,e deixa ela se manisfestar em você; de forma que a mesma venha ser vista, e desejada por aqueles que à observam. Que Deus te abençoe em nome de Jesus,e te conduza te fazendo exercer tamanha fé.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 27/05/2022
Código do texto: T7525036
Classificação de conteúdo: seguro