DIA DO GEÓGRAFO

Parabéns a todos(as) geógrafos(as) que trabalham incansavelmente na construção de paradigmas teóricos e práticos que ajudem a minorar os problemas ambientais, sociais, culturais, éticos, estéticos, étnicos, etc, do povo brasileiro tão necessitado de conhecimento científico e tão negado em favor das mentiras de espalhadas pelas redes sociais, por exemplo. Tenho uma frase que diz textualmente: "a consciência sobre a produção social e ambientalmente justa deve ser despertada no ser humano desde criança". Se nós, educadores da geografia, pensarmos melhores maneiras de educarmos nossas crianças para o futuro, com certeza, já estaríamos dando um grande passo para minorar as mazelas que acontecem cotidianamente em nosso país. Nosso país precisa urgentemente dar vasão ao pensamento crítico comprometido com as transformações sociais e ambientais que condizem com as necessidades reais da/na produção do espaço geográfico. Pensar a Geografia para além das quatro paredes de uma sala de aula, é pensar o espaço em que a sociedade é conduzida seja por opção, seja por não ter condição de estar em outro lugar. Os problemas sociais urbanos que assolam as cidades brasileiras precisam ser repensados de maneira crítica e prática. Nossos governantes precisam ler mais a geografia de seu lugar. Nossos governantes precisam ler, ouvir, sentir, viver e praticar mais a Geografia que luta pela transformação social e ambiental de nosso país.

A todos os Geógrafos que lutam por um país melhor, o meu grande Abraço!

Aires José Pereira
Enviado por Aires José Pereira em 29/05/2022
Código do texto: T7526376
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.