Bendito o homem que confia no Senhor (Jr 17:7,8)

"Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto." (Jr 17:7,8)

Palavra maravilhosa é esta,fala de um homem que tem plena confiança no seu Deus; não é uma confiança qualquer,mas uma confiança em toda sua totalidade.

A bíblia diz que este homem confia em Deus,mas esta confiança; não está apenas em Deus, mas Deus é a sua própria confiança. "Cuja confiança é o Senhor." Na verdade existe um paralelo entre confiar no Senhor e cuja confiança é o Senhor. Posso simplesmente confiar em alguém, e esse alguém não ser minha confiança,ou seja,eu apenas decidi confiar por um momento; a minha confiança está No,mas não é O.

E dentro desta narrativa bíblica, encontramos a bíblia fazer menção deste homem,e diz que este homem é bendito porque ele confia no Senhor, e cuja confiança não somente está no Senhor,mas esta confiança é o Senhor.Eu posso está em uma casa,e esta casa não ser minha,estou lá por um tempo. Mas posso está em uma casa não simplesmente por está,mas pelo fato dela ser minha! Assim é este homem refererido pelo profeta,sua confiança está no Senhor e é o Senhor.

E por ele se encontrar nesta condição,ele vai fazer uma comparação, vai dizer que este homem é como uma árvore, vai dizer que ele está firme sobre o solo.Mas interessante é que, o profeta não está falando de uma árvore qualquer, não está falando de uma árvore que nasceu aleatoriamente, uma árvore que nasceu em um certo local,por conta de uma semente carregada pelo vento. Mas sim de uma árvore que foi plantada por alguém, significa que alguém se importou com ela, alguém teve o trabalho de abrir o chão,adubar e regar seu pé; cuidando e zelando durante seu crescimento. E outra coisa muito importante é que,esta árvore não foi plantada em um lugar qualquer ; ela foi plantada em um lugar úmido, ela foi plantada junto das águas,aonde ela ia está o tempo todo sendo irrigada, tendo contato direto com a fonte, recebendo diariamente o toque das águas, para um bom desenvolvimento, tornando aquela terra fértil e boa para seu crescimento. Com todo esse procedimento seria mais fácil suas raízes estender para os ribeiros, aonde está o manancial das águas; porque quem tem raízes profundas não se contenta apenas com chafariz, ele se estende para o manancial.

Então o que acontece quando uma planta procede desta forma é: que quando vem o calor ela não receia, não se pertuba, não abala sua estrutura; e o profeta diz que suas folhas ficam verdes, porque que não lhe causou dando nenhum; significa que tudo aconteceu de forma normal. A sequidão segundo a narrativa ,não afetou sua prole , seus frutos permaneceram ativos e em total vigor,não lhe sufocou,e muito menos atrapalhou na sua germinação. Ela atravessou toda sequidão,e não sentiu as consequências causadas pela mesma. Porque tinha contato com as águas e acesso com o manancial.

Desta forma permanece aquele que confia no Senhor e tem o próprio Senhor como fonte de sua confiança. Nada vai lhe abalar,sua estrutura permanecerá firme nos tempos de crises; ele tem raízes profundas,e estas lhes concede forças para atravessar o deserto sem sentir dando algum, porque este está bastante abastecido; ele está sempre alimentado pelo toque das águas,e o mesmo tem acesso direto com o manancial, porque raíz profunda permite esse acesso.

É esta plena confiança que Deus espera de nós, tudo facilita quando assim procedemos,as coisas ficam claras diante de nossa visão;na mesma proporção o samista ao escrever o salmo primeiro ele diz: "BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará." (Sl 1:1-3)

Dentro desta pespectiva bíblica o salmista está dizendo que este homem é bem aventurado, ele é uma pessoa completa , que desfruta de uma felicidade sem igual, ele é mais do que feliz; seu objetivo está em meditar na lei do Senhor, porque nela ele tem prazer,sabe da onde vem a prosperidade para sua vida. Este não gasta seu tempo em coisas perecíveis, mas usufrui de uma verdadeira comunhão com Deus.

Mediante estas palavras, lembramos de José,este confiava em Deus, vendido pelos irmãos foi morar no Egito, sendo vendido para Potifar,este o coloca sobre todos os seus negócios,na sua prosperidade foi assediado pela mulher de seu senhor, aonde se recusa a aceitar aquela tentação para sua vida,foi colocado injustamente no cárcere, aonde o carcereiro lhe concede as chaves de toda prisão; tendo ele total liberdade de agir como comandante daquele local. "E o carcereiro-mor não teve cuidado de nenhuma coisa que estava na mão dele, porquanto o SENHOR estava com ele, e tudo o que fazia o SENHOR prosperava." (Gn 39:23)

Assim acontece em nossa vida, quando temos plena confiança no Senhor. Isso chama de acesso direto com o manancial; não há sequidão que nos abale , tudo provém daquele que sustenta todas as coisas. Desta forma José não se abalou com tudo aquilo, pois a bíblia faz questão em dizer que Deus era com ele em tudo que fazia.

O que confia no Senhor permanece intacto diante das circunstâncias adversas, tendo como ponto de equilíbrio o Deus que a tudo sustenta; é assim que vive o homem que confia piamente no Senhor,sua estrutura não desmorona mediante aos vendavais, Jesus diz que Ele é como aquele que construiu sua casa sobre a rocha. "Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha." (Mt 7:24,25)

Casa edificada sobre a rocha não desmorona, porque tem alicerce firme; quem está firmado na palavra não se frustra . E quem está com as raizes estendidas para o ribeiro permanece inabalável. Uma árvore que caí com o mover dos ventos,é porque sua raiz não está tocando nas águas,raiz raza não dá sustentabilidade ; qualquer vento derruba, qualquer seca que vem sobre ela, é motivo para se abalar ,e se a sequidão demorar ela morre , porque não resiste ao calor,suas folhas começam à murchar. Assim é aquele que não tem conhecimento com a palavra de Deus,e nem comunhão com o Senhor; raízes estendidas para o ribeiro, significa raiz profunda; e esta não tem como vim à tona, pois cresceu mais para baixo. Quem cresce somente para cima está sujeito a queda porque não tem raiz para firmar sua estrutura.

Busquemos para nós esta confiança , que o Senhor venha ser para nós este ponto de referência, aonde está depositado o nosso confiar. Amém , Deus abençoe à todos em do Senhor Jesus Cristo.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 29/05/2022
Código do texto: T7526466
Classificação de conteúdo: seguro