Que fazes aqui ? (1Rs 19:9)

"E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do SENHOR veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?" (1 Rs 19:9)

Começamos esta mensagem acerca de uma pergunta feita à Elias pelo próprio Deus. Elias foi um homem usado por Deus de forma extraordinária;com prodígios,maravilhas e sinais miraculosos ; este homem experimentou o poder de Deus na sua vida, e desfrutou de uma grande comunhão com Deus. Mas Elias se encontra no versículo referido em um grande estado de depressão. Um homem que fez cair fogo do céu quando orou:"Então caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego." (1 Rs 18:38) Orou para que não chovesse por um período de três anos e meio:"Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra." (Tg 5:17) E o mesmo orou novamente para que a chuva voltasse a cair sobre a terra: "Então disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque há ruído de uma abundante chuva. E Acabe subiu a comer e a beber; mas Elias subiu ao cume do Carmelo, e se inclinou por terra, e pôs o seu rosto entre os seus joelhos." (1 Rs 18:41,42)

Tudo isso demonstra que este homem tinha intimidade com Deus,e quando Elias orou para que não chovesse, ele usa as seguintes palavras: "ENTÃO Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra." (1Rs 17:1) Ele não falou segundo a palavra de Deus,mas sim segundo a palavra do profeta, ele tinha muita intimidade e plena confiança que Deus não desampararia, fazendo com que sua palavra vinhesse se cumprir.

Só que este homem agora, ele passa por um momento em que,os impulssos da carne toma conta de si,o medo; levando à um estado de decadência.pois agora ele teria que lutar contra uma força psicóloga, aonde o diabo tem se valido nos dias atuais, para levar muitos à desacreditar naquilo que um dia ele creu. O profeta depois de ter vivenciado todos os feitos de Deus na sua vida, agora se esconde para tentar escapar, o estado deste homem é tão comovente que ele perde o desejo de viver; "Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais." (1 Rs 19:4) Elias estava vivendo a pior situação de sua vida, pois mesmo depois de ter sido alimentado por Deus,se refugiou em uma caverna; e Deus faz para Elias a referida pergunta:"E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do SENHOR veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?" (1 Rs 19:9)

O homem enfrentou oitocentos e cinquenta falsos profetas, agora uma mulher era o motivo de seu medo. São chamadas de situações adversas,nem tudo sai como planejamos; as vezes temos grandes vitórias,mas são pequenas coisas que pode fazer com que nós fraquejamos na fé.

Mas a pergunta feita por Deus à Elias foi: " Que fazes aqui Elias?"

Já vi muitos pregadores errarem, trazendo outro sentido à essa pergunta; e isso acaba contradizendo algumas passagens da bíblia sagrada, quando fazemos uso de sua palavra de forma errada.

Pois nesta passagem bíblica mostra o cuidado específico de Deus para aquele que anda na sua presença. Ele é o Deus que não somente vê o que passamos,as lutas que enfrentamos,mas também o Deus que está junto aonde quer quê estejamos. Pois sua palavra diz: "Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também." (Sl 139:7,8) Por isso que a pergunta é: "O que fazes aqui?" É justamente para trazer o sentido de que Ele também está lá com ele, e não como muitos dizem: o que fazes aí? Nesta pespectiva significa que Ele está vendo,mas Ele não está lá com o seu servo,e a bíblia nos afirma, não sou eu que falo,mas a palavra de Deus, que diz que, Ele está conosco aonde estivermos conforme o salmo 139.

Significa que Ele nos dá toda proteção necessária para vencermos as lutas,por mais difícil que seja a jornada Ele está conosco.

Então a pergunta não é que fazes aí,nem muito menos alí;.esta expressão é usada para alguém que não está no local,mas apenas vendo o que está acontecendo,não é referido ao nosso Deus,pois Este está em todo lugar. A única forma dEle não está no ambiente é se esta pessoa não está de acordo com sua palavra, pois Deus não tem compromisso com quem anda desordenado, ainda que Ele use de misericórdia; mas compromisso mesmo é com seus servos.A partir do momento em que uma pessoa anda na prática da desobediência Deus deixa de caminhar com essa ela. "E o Espírito do SENHOR se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do SENHOR." (1 Sm 16:14)

Pois os caminhos do Senhor são de retidão, e aquele que segue seus preceitos terão cuidados em cumprir, permitindo o trabalhar de Deus na sua vida, deixando Ele se fazer presente no seu dia a dia. "Quem é sábio, para que entenda estas coisas? Quem é prudente, para que as saiba? Porque os caminhos do SENHOR são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão." (Os14:9)

A pergunta de Deus para Elias era como sinal de uma solução trazida pelo próprio Deus para aquela situação. E a argumentação de Elías para com Deus não o convenceu, porque apresentou em um momento de sua fraqueza, quando o homem passa por momentos depressivo, seus argumentos são fracos ; e tudo em sua volta passa a ser um gigante diante de seus olhos,um pequeno gatinho se torna um leão,

um buraquinho se torna um grande abismo; não permitindo o trabalhar de Deus. Porque deixamos coisas pequenas se tornar maior que nossa fé, tudo aquilo que vivemos desaparece e o que prevalece em nossas vidas são as dificuldades;

as incertezas passam a habitar nos nossos pensamentos trazendo todas as dúvidas daquilo que somos. Desacreditando de nós mesmo e das pessoas que querem nos ajudar. Elias pois responde a pergunta de Deus, mostrando sua pespectiva de enchergar o mundo em sua volta na maneira em que estava vivendo; "E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem." (1 Rs 19:10) Diante daquela situação Elias se vê só, primeiramente que ele se refugia daquele que até poderia lhe ajudar, ele não tenta compartilhar com o próximo, para vê se há alguém que lhe ajude; é neste cenário que Deus diz para Elias, as seguintes palavras que resolveria aquela situação :. "E o SENHOR lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; e, chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria. Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar. (1 RS 19:15-16) Veja bem, depois que Deus abre seu entendimento mostrando a solução, dizendo conforme o que ele haveria de fazer. Ele vai mostrar para ele que não é como ele estava vendo, havia um mundo em sua volta que ele não estava enchergando; por conta do caminho que entrou,e aí Deus lhe diz:"Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou." (1 Ris 19:18)

Havia uma grande quantidade de pessoas que poderiam ter lhe ajudado,sete mil pessoas estavam a disposição de Deus para lhe dá uma mão, só que ele diz que só ele havia ficado; mas mesmo assim enquanto ele não consegue observar o mundo em sua volta, quando a pessoa perde o discernimento das coisas, é nesta hora que Deus pergunta para ele: "O que fazes aqui? Ou seja,eu também estou contigo aqui. Nós jamais supreenderemos Deus,mas Este à todo momento nos surpreende com a forma de cuidar de nós, somente Ele para agir de tal maneira; aonde tudo parece perdido, Ele tem a solução.Quando achamos que não há ninguém, Ele aparece.

Então termino esta mensagem aqui, mesmo tendo muito ainda para falar deste tema; mas com a permissão daquele que tudo podes,e nada foge do seu controle.

Pedindo a benção do Senhor para tua vida,seja ela em todas as áreas, elas venham te alcançar em nome de Jesus.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 31/05/2022
Reeditado em 31/05/2022
Código do texto: T7527729
Classificação de conteúdo: seguro