O percurso do milagre (MC 5:22-24)

E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos seus pés,

E rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está à morte; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos, para que sare, e viva.

E foi com ele, e seguia-o uma grande multidão, que o apertava.

(Mc 5:22-24)

Iniciaremos mais uma mensagem com a decorrente ação do Espírito Santo, a única que não pode faltar; pois o mesmo Espírito me fez meditar nesta passagem, trazendo um conteúdo do qual não o conhecia; dentro desta narrativa o Espírito me mostra um percurso que ocorreu para que Jairo pudesse receber o seu milagre.

Este homem fazia parte dos principais da sinagoga,e segundo o texto diz que sua filha veio adoecer e estava a beira da morte. Por esta razão Jairo foi buscar em Jesus a cura para sua filha. Podemos imaginar o desespero de um pai, a bíblia diz que este homem roga à Jesus para que vá e impõe as mãos sobre ela para que sare, tanto Marcos como Lucas diz que ela estava doente a beira da morte; já no evangelho de Mateus,ele diz que sua filha havia morrido, e este adorou pedindo que Jesus lhe imposse as mãos e ela viveria. Sei que alguns pode até se perguntar se há contradição,porque Marcos e Lucas diz que estava apenas doente , e Mateus diz que já tinha morrido. A questão é que tanto Marcos como Lucas vão narrar desde o início em que Jairo chegou à Jesus, falando da enfermidade da menina, aonde sua filha ainda estava viva, o próprio texto diz que ele chegou se prostou e falou da doença de sua filha,e tanto Marcos como Lucas diz que Ele foi com ele; mas houve um imprevisto, porque no caminho veio a mulher do fluxo de sangue,o qual queria tocar na orla do vestido de Jesus,e esta por entre a multidão tocou e ficou curada,do qual Jesus se perguntou: " Quem tocou em minhas vestes?" Porque Jesus sentiu que dEle saiu virtude. E nesse interim , Jairo estava com Jesus indo para sua casa; e é neste momento que a filha de Jairo vem à falecer , e Marcos , como também Lucas diz que a palavra ainda estava em sua boca quando recebeu a notícia. "Estando ele ainda falando, chegou um dos do príncipe da sinagoga, dizendo: A tua filha já está morta, não incomodes o Mestre."( Lc 8:49)

Mas é daqui pra frente que Mateus vai começar à escrever sobre o caso referido,a partir da morte da menina, porque seu foco era apenas mostrar a cerca da ressurreição e também o milagre da mulher; por isso não citou a respeito da enfermidade, mesmo que no momento ainda não estava morta,mas foi direto ao ponto da ressurreição.

Mas dando continuidade, acerca do que queremos mostrar, tivemos que falar de alguns detalhes justamente para trazer a nossas mentes este percurso que não estava previsto dentro dos planos de Jairo, pois o mesmo tinha pressa; e é aqui aonde vá acontecer o inesperado, aonde depois de ter saído Jesus para ir à sua casa, veio a mulher do fluxo de sangue,e esta foi curada antes da ressurreição da filha de Jairo.

Meus queridos leitores, existem momentos em nossas vidas que, nos deparamos na mesma situação de Jairo, pois este precisava de urgência, para que Jesus vinhesse à sua casa, não havia tanto tempo para sua filha, pois esta estava à beira da morte. Havia uma grande necessidade de Jesus ir logo ver esta menina. Mas é aqui aonde entra o percurso que ninguém quer passar, é um processo que acontece de forma inesperada. Jairo ele vai primeiramente antes de chegar em sua casa presenciar o militare de outra pessoa , aqui ele com certeza está perplexo ,sem saber o que fazer com aquela situação; e isto acontece conosco,muitas vezes estamos esperando um milagre, precisando que aconteça o quanto antes, mas é onde Jesus nos leva a presenciar os milagres de outras pessoas, enquanto o nosso não chega , isto não estava nos planos de Jairo, mas Jesus precisou curar primeiramente aquela mulher que sofria à doze anos com aquela hemorragia; e isto por demorar um pouco a filha de Jairo morre,ele poderia pedir para que Jesus não fosse mais,pois os mensageiros disseram: " Não incomodes mais o mestre,sua filha está morta" . Com estas palavras, na verdade eles estavam dizendo que não tinha mais jeito, apenas sepultasse agora sua filha. Mas não foi como os mensageiros pensaram, aquele homem tinha uma fé grande,e é nesta hora que ele está mais convicto à respeito de Jesus e diz:

"Dizendo-lhes ele estas coisas, eis que chegou um chefe, e o adorou, dizendo: Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem, impõe-lhe a tua mão, e ela viverá." (Mt 9:18)

Pois Jairo tinha certeza que Jesus podia fazer sua filha ressuscitar, servimos um Deus que ressuscita depois de um dia , depois de quatro dias, como no caso de Lázaro; e vai ressuscitar pessoas depois de mil anos,dois mil anos, três mil anos, quatro mil anos, e assim por diante pois está escrito: "E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno." (Dn 12:2) Mas preste bem atenção, nem todo milagre vem de imediato, tem alguns que há um percurso longo,e outros acontecem ,de forma rápida; muitas vezes demoram bastante que achamos que não chega,e aí vamos vê as outras pessoas receberem os seus, e o nosso não vemos acontecer ,mas quando chega, a vitória é muito maior. Quando Jesus chegou na casa de Jairo ,diz a palavra: "E, entrando, disse-lhes: Por que vos alvoroçais e chorais? A menina não está morta, mas dorme." (Mc 5:39) E segundo a bíblia diz que muitos riram dEle.Mas Ele mandou todo mundo sair e entregou a menina viva. Jairo pôde contemplar aquele milagre,demorou, para muitos não tinha mais jeito,mas ela ressuscitou e o nome do Senhor foi glorificado; nunca perca a fé, enquanto o seu não vem, vai presenciando de outros que no momento certo, será sua vez. As vezes pode até está demorando,mas Jesus sabe sua necessidade,o que você precisa,tenha fé como teve Jairo, que mesmo depois da filha morta, ele creu que Jesus poderia trazer novamente à vida . Amém.

Que Deus abençoe à todos,mais uma vez concluímos uma mensagem fortalecedora para nossa vida espiritual; que a paz de Cristo esteja com todos,em nome de Jesus.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 05/06/2022
Código do texto: T7531257
Classificação de conteúdo: seguro