O mover do Espírito Santo

Estudando sua eficácia

"NO princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas." (Gn 1:1,2)

Nesta mensagem abordaremos a respeito do mover do Espírito. No início de tudo , a Bíblia diz que o Espírito se movia sobre a face das águas, e a terra ainda não tinha sua forma , nada que habitasse nela, nenhuma vida havia; por isso diz que a mesma era sem forma e vazia. Há porém uma filosofia que se diz que ela ficou sem forma por conta do conflito entre Lúcifer e o arcanjo Miguel, e devido esta

rebelião deformou toda a terra.

Porém a narrativa escrita se diz: " No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia." Deus ainda não havia dado forma a terra, no princípio , a palavra designada no hebraico é BERECHIT (בראשית), que significa início,note que após ter criado os céus e a terra, aonde tudo se iniciou ;a palavra diz que ERA, não que FICOU sem forma e vazia. O conflito que houve no céu não abalou o mundo físico,pois se tratava de seres espirituais, o que abalou a terra foi o pecado humano, Paulo diz: "Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora." (Rm 8:22) Tudo ficou sujeito ao pecado, o que danificou a criação foi o pecado humano, e não o pecado espiritual. Por isso que um dia a terra será purificada, porque foi afetada na dimensão física,o qual passará para espiritual; "Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios." (2 Pe 3:7)

Muito bem, entramos na nossa mensagem que é " O mover do Espírito," a palavra designada para Espírito no hebraica é ruar(רוח) que significa, vento, sopro ou respiração . Somos seres dotados de: Espírito, alma e corpo, que é chamado de tricotomia; o homem primeiramente ele foi criado em Deus, para depois vim ao mundo, conforme Paulo escreve a seguinte afirmativa que diz :"Como também nos elegeu nEle antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;" (Ef 1:4) dentro do coração de Deus, antes que tudo fosse criado, já havia o planejamento da criação humana; temos algo de Deus dentro de nós, quando soprou nas narinas do homem, Ele nos deu algo que é dEle; o espírito que em nós habita, que passa à ter sua atividade quando este é tocado pelo Espírito de Deus, há um mover ; "O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus." (Rm 8:16) E este espírito que em nós habita, será devolvido à Deus que ao partir desta vida, o Senhor tomará de volta porque é seu;"E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu." (Ec 12:7) A palavra "ruar " tanto para o espírito do homem, como o Espírito de Deus tem o mesmo significado. Mas o seu mover não é o mover de um vento que sopra de forma aleatória, porque o Espírito Santo é uma pessoa, e Ele tem seu objetivo; e em vez em quando vemos que Ele está vinculado com algo físico, algo que tem uma matéria,a água em algumas passagens bíblicas significa povos .É interessante que, o Espírito de Deus se movia sobre as águas, antes da queda do homem, até mesmo antes da criação do homem; a terra,ou toda a natureza não estava sofrendo as consequências do pecado; significa que havia uma pureza em tudo que havia sido criado , não havia uma deformidade por causa de um conflito espiritual. O Espírito de Deus estava se movendo em algo puro, em algo que estava santificado; quando nós vemos o Espírito de Deus na vida de uma pessoa ainda no antigo testamento, era sempre alguém que estava em comunhão com Deus; "E o Espírito de Deus o encheu de sabedoria, entendimento, ciência e em todo o lavor," (Êx 35:31) sempre que o Espírito de Deus estava se movendo em alguém,se tratava de alguém que estava dentro da vontade de Deus; com uma vida santificada , e em algumas vezes para atender sua vontade.

O Espírito de Deus estava se movendo , na vida de muitos homens e mulheres no antigo testamento, que estava andando na presença de Deus; em alguns casos temos: "Então o Espírito do SENHOR revestiu a Gideão, o qual tocou a buzina, e os abiezritas se ajuntaram após ele." (Jz 6:34) Muitas outras passagens bíblicas vai está falando deste revestimento do Espírito, "Então o Espírito do SENHOR se apossou dele tão poderosamente que despedaçou o leão, como quem despedaça um cabrito, sem ter nada na sua mão; porém nem a seu pai nem a sua mãe deu a saber o que tinha feito." (Jz 14:6) Este caso ele é específico, o Espírito usava Sansão na força física, e podemos notar que o Espírito estava agindo maís uma vez em uma pessoa, sempre era alguém que estava voltada para Deus; vemos neste versículo seguinte em que Sansão é traído por Dalila que diz:"E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E despertou ele do seu sono, e disse: Sairei ainda esta vez como dantes, e me sacudirei. Porque ele não sabia que já o SENHOR se tinha retirado dele." (Jz 16:20) O Senhor tinha se retirado dele, significa que o Espírito de Deus não estava mais sobre ele; Ele não habita aonde há impureza.

"E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito." (Jl 2:28,29) Esta promessa se cumpriria no novo testamento, Jesus vai enviar o consolador, o qual diz que somente a igreja teria parte com o Espírito de Deus;

"O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós." (Jo 14:17) quando Jesus já está prestes a subir para o céu Ele diz:

"Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra."( Atos 1:8) E a partir daquele momento, eles ficaram aguardando a descida do Espírito Santo, até chegar o dia em que foram revestidos do poder de Deus; "E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem." (Atos 2:2,4

Aqui vemos o mover do Espírito Santo, só que agora Ele não se move mais sobre as águas, nem de vez em quando de forma específica como no antigo testamento, agora o Espírito de Deus se move sobre a igreja de Deus; sobre homens e mulheres que estão com a vida no altar, pessoas santificadas na presença de Deus, e a Bíblia diz que a igreja crescia em números, e em santidade; era o mover do Espírito Santo que estava impulssionando a igreja de Cristo à pregar seu evangelho; e a igreja não parava de crescer.

O mover do Espírito na vida de um homem, é algo maravilhoso, eles levavam a palavra de Deus, mesmos em meias circunstâncias,era extraordinário a perseverança deles; "E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos." (Atos 2:42,43)

É Ele que nos encoraja , nos fortalece; nos edifica em sua presença,derrama sobre nós o seu poder, para que assim a obra de Deus seja concluída.

O Espírito de Deus ainda quer encher homens e mulheres para realização da obra do Senhor, pessoas que estão santificadas em sua presença. Muitos estão perdendo e abrindo mão desta presença maravilhosa, igrejas que já não tem mais o mover do Espírito de Deus, aonde estão fazendo a obra somente pela capacidade humana; estão deixando para trás este mover, ainda é o Espírito Santo que convence o homem do pecado, e é Ele que levará a igreja para o céu. E aí nos perguntamos porque a igreja não ganha almas na mesma proporção da igreja do primeiro século? Porque a igreja do primeiro século não abria mão do Espírito Santo. Hoje a vaidade tem entrado dentro das igrejas, e já não existe mais o mesmo fervor que havia naquela época; cada qual vive sua vida e já não existe mais a unidade que tinha naquela igreja.

O trabalho do Senhor depende deste Espírito que se move,a alegria e a paz de Deus na vida daquele que crê, depende da ação do Espírito Santo, sem Ele não chegaremos a lugar algum , este Espírito segundo Paulo é algo que não podemos ignorar; "Não extingais o Espírito." (1 Ts 5:19)

O apóstolo está falando de uma necessidade na vida daquele que se entrega à Cristo, se ele não tiver o Espírito Santo como seu ajudador, não conseguirá romper as barreiras e as batalhas que pela frente vem; o Espírito Santo é o nosso companheiro nesta caminhada, nosso amigo, e nosso consolador. Por isso que digo, não tente sem Ele, busque ser cheio de sua maravilhosa presença; "E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;" (Ef 5:18)

O Espírito Santo continua se movendo em sua igreja, e quer se mover em cada um de nós, é só nos colocarmos no lugar certo; não há nada de errado com Ele, mas sim com o homem que tem rejeitado esse mover do Espírito em sua vida.

Mais uma vez peço ao Senhor que venha revestir sua igreja, com seu poder, com a gloriosa presença do Espírito Santo; para que assim sejamos cheios de Deus. Amém.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 31/07/2022
Código do texto: T7571927
Classificação de conteúdo: seguro