Rispa, uma mulher de princípios (2Sm 21:10)

"Então Rispa, filha de Aiá, tomou um pano de cilício, e estendeu-lho sobre uma penha, desde o princípio da sega até que a água do céu caiu sobre eles; e não deixou as aves do céu pousar sobre eles de dia, nem os animais do campo de noite." (2 Sm 21:10)

Princípio é pra ser vivido e, quem valoriza não abre mão deles.

Rispa era filha de Aiá concubina de Saul, mãe de Armoni e Mefibosete;

Filhos de Saul. Estes fazem parte dos setes homens que os gibeonitas pediram para serem enforcados, sendo os outros cinco, os filhos de Merabe filha de Saul.

Estes setes homens foram enforcados , porque Saul quebrou um juramento que foi feito entre Josué e aquele povo que não tocaria neles; "Então todos os príncipes disseram a toda a congregação: Nós juramos-lhes pelo SENHOR Deus de Israel, pelo que não lhes podemos tocar." (Js 9:19) Os gibeonitas enganaram Josué, e este ao descobrir fizeram deles escravos, e alí firmaram um acordo logo em seguida que não tocasse no povo gibeonita; que foi quebrado por intermédio de Saul que trouxe graves consequências ao povo de Israel. E os gibeonitas pediram para Davi sete homens da casa de Saul, para serem enforcados, para compensar aquela quebra de acordo; pelo que também a nação de Israel estava sofrendo um período de três anos de fome consecutivo da parte do Senhor, porque Saul quebrou o juramento. "E HOUVE nos dias de Davi uma fome de três anos consecutivos; e Davi consultou ao SENHOR, e o SENHOR lhe disse: É por causa de Saul e da sua casa sanguinária, porque matou os gibeonitas." (2 Sm l 21:1) Juramento não se quebra, quando quebramos juramento, quebramos princípios, princípios quem valoriza cumpre; fizeram juramento pelo Senhor que não tocariam neles."Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o." (Ec 5:4)

Deus havia falado à Davi o motivo daquela fome,mas não disse o que fazer para acalmar; Davi porém foi até os gibeonitas perguntar, o que eles queriam em troca daquele mal que fez Saul, do qual a resposta foi : não é por prata ou por ouro,mas queremos sete homens da casa de Saul para serem enforcados em sacrifício."De seus filhos se nos dêem sete homens, para que os enforquemos ao SENHOR em Gibeá de Saul, o eleito do SENHOR. E disse o rei: Eu os darei." (2 Sm 21:6) E desta forma aconteceu, porém a fome continuou; tem coisas que somos nós que temos em mãos a autoridade de finalizar, aquilo que muita das vezes não começamos, os gibeonitas fizeram sua parte, mas Davi teria que fazer a dele para total cumprimento. Eles receberam o que pediram, mas a obra ficou inacabada; os corpos ficaram pendurados, Davi deixou os corpos muitos dias naquele local,ele como rei tinha a incumbência de enterrar os corpos; e a Bíblia diz que Rispa toma uma decisão, de proteger os corpos de seus filhos; desde que penduraram os corpos ela permaneceu lá,ela estendeu um pano de cilício sobre a penha desde o princípio da sega até cair água sobre a terra; o pano de cilício representava uma forma de sacrifício, sinal de humilhação , durante todo este período ela não abandonou aqueles corpos nem de dia, nem de noite, aproximadamente um período de três meses. Rispa era uma mulher de caráter e de princípios , seu nome significa "pedra quente," e na sua tradição todo corpo morto teria que ser enterrado, e não comido pelos animais; Rispa não abre mão de seus princípios,os corpos estavam mortos, e em decomposição, mas Rispa luta por um enterro digno para seus filhos, ela não colocou ali sobre a pedra uma almofada, para encostar sua cabeça,mas colocou um pano de cilício, como sinal de sua humilhação; princípios não se vende, não se dá, não se troca por qualquer coisa, não se negocia princípios ; princípios se vive. Muitos hoje tem pagado preços altos por abandonarem seus princípios que carregavam desde seus antepassados; aquilo que aprenderam com seus pais, avôs, hoje não conseguem aplicar; por isso muitos vivem situações difíceis com os filhos, no relacionamento conjugal,porque deixaram os princípios de lado; pais que não consegue mais governar sua família, tem filhos desobedientes, porque deixaram os princípios.

Rispa ficou sozinha por causa dos dois filhos que tinha naquele local pendurado como um animal, tinha alí também cinco filhos de Merabe filha de Saul, mas em nenhum momento você vê a Bíblia pronunciar seu nome nesse caso, que houvesse ela ficado algum dia alí; mas Rispa estava lá, dia e noite, com certeza alguém levava alimento para ela; e ela perseverava em enxotar os animais para que não tocasse naqueles corpos.

As mães que querem que seus filhos se salvem, e não sejam comidos pelos animais precisa colocar o pano de cilício sobre a pedra, que significa sua humilhação diante de Deus ; e dia e noite deve permanecer enxotando os animais do campo e as aves do céu, suas orações . Muitas mães estão com os filhos como aqueles, mortos em seus delitos, e pendurado numa corda, sobre as influências do sistema mudando e sobre o domínio de satanás; que vem querendo tragar , mas aquelas que tem princípios vai permanecer desde de o início da sega até o cair das águas se for possível; significa tempo de perseverança em oração, sobre o pano da humilhação.

E vai chegar o momento que vai chegar aos ouvidos do Rei, Ele vai tomar a providência devida. A Bíblia diz que quando Davi soube do que fez Rispa, ele mandou tirar os corpos de lá e fazer um enterro descente, como também para os ossos de Saul e Jônatas; e a partir deste acontecimento Deus se aplacou . "E fez subir dali os ossos de Saul, e os ossos de Jônatas seu filho; e ajuntaram também os ossos dos enforcados. Enterraram os ossos de Saul, e de Jônatas seu filho na terra de Benjamim, em Zela, na sepultura de seu pai Quis, e fizeram tudo o que o rei ordenara; e depois disto Deus se aplacou com a terra." (2 Sm 21:13,14)

A perseverança é uma forma incansável de quem quer alcançar seus objetivos, e a demostração constante de quê não haverá desistência ; É uma luta desejada por parte daquele que quer vê o final.

Rispa foi perseverante até o último dia em que os corpos estavam pendurados, uma mulher de fibra, de caráter, e de princípios; aquele que tem preserva,como se fosse uma relíquia,ela estava determinada à cuidar daqueles corpos o tempo que fosse preciso. Na maioria das vezes as pessoas acabam desistindo de seus objetivos, por não obter o resultado de início,mas ela permaneceu naquele local dias, somente com as marcas da humilhação; Rispa demonstrou coragem e valentia, não com armas humana, mas com armas espirituais, muitos tem lutado para serem vencedores na vida, mas querem usar as armas humanas, é o saber, o ter,o ser; nesta hora Rispa não demonstrou ser uma das que foi mulher de um rei,ela não olhou para sua posição, como alguém que fez parte da nobreza , a mesma seria tratada com honra,mas ela desceu ao mais baixo nível, por conta de não abrir mão de seus princípios que um dia recebeu de seus pais, sua valentia e coragem demostra total obediência ao rei, sendo ela mãe, sofrendo com os corpos dos filhos pendurados , mesmo assim sua dor não permitiu que os tirassem dali, porque sabia que essa autoridade não era sua, era do rei, era ele que tinha o direito, e voz de comando sobre o quê deveria ser feito com aqueles corpos. Sua parte era a intercessão, tem momentos na vida que só podemos interceder, a ordem final vem da parte de Deus.

Então maís uma vez queremos por parte de Deus, pedir para sua vida uma benção sem medida; que haja perseverança e o cuidado para quê não haja quebra de princípios, princípios é para se viver,fazer uso dos mesmos ; Deus abençoe em nome de Jesus.Amém.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 01/08/2022
Código do texto: T7572905
Classificação de conteúdo: seguro