Quanto mais estudarmos como escrever poesias e colocarmos nas rimas o máximo que vai em nossos corações, melhor. Há sites especializados que tentam nos ajudar a fazer o que amamos fazer: colocar nas rimas e nas palavras românticas os nossos anseios, nossos sentimentos, nossos amores mais lindos do passado e do presente, nossas frustrações, nossos sofrimentos, nossas lágrimas e nosso "também sofrimento" ao tentar escolher as melhores palavras e as melhores rimas para substanciar, embasar e fazer a nossa poesia tornar-se um corpo sólido mesmo que esta esteja no campo espiritual ou psicológico.

 

Discorrerei aqui, não como professor, é claro (estou longe disso) mas colocando aqui as minhas simples e humildes opiniões e também opiniões de pessoas e coisas que aprendi lendo:

 

01- Ser um romântico ajuda demais em escrever uma linda poesia ou soneto.

 

02- Valorizar um grande amor, querer senti-lo como algo mais do que especial em sua vida, é importante.

 

03- Ler muito sobre os assuntos que você deseja ou tem talento para escrever, olha quantos temos disponíveis:

  • Morte
  • AMOR (o melhor de todos)
  • saudade
  • solidão
  • vida
  • mundo
  • ser/existência
  • alma
  • sonho
  • amigos
  • pais
  • sociedade
  • política
  • erotismo
  • natureza
  • velhice
  • juventude
  • viagem
  • liberdade
  • literatura

04- Estudar, apreciar e usar o máximo possível as FIGURAS DE LINGUAGEM: hipérbole / anacoluto /  sarcasmo / ironia / metáfora / comparação etc. acho que há umas 26 na língua portuguesa, se não me falha a memória. As FIGURAS DE LINGUAGEM têm uma carga emocional muito grande e fazem a gente não tirar os olhos e o coração das poesias de nossos colegas aqui do RL. O “contrário” também acontece, infelizmente.

 

05- Reservar um tempo para a prática da poesia, um momento que você esteja descansado, uma boa música, seja ela a clássica, MPB etc. com a poesia aflorando a sua pele e você com aquele ímpeto maravilhoso de colocar no papel o que vai dentro do seu coração

 

06- Ter uma religião ou pensamentos espirituais, valorizar o DEUS que tudo fez, que te faz feliz ou permite a infelicidade temporária na tua vida para te provar e te fazer crescer espiritualmente, tudo está no controle DELE, de qualquer jeito.

 

07- Ter fortemente em você o sentimento de perdão, deixar de lado toda a mágoa, todo o ressentimento, agressividade nas palavras (temos muito aqui no RL, infelizmente), ter uma alma leve, espírito leve, alegre, agradecido pelo seu dia a dia e estar sempre pronto para ajudar sem esperar nada em troca.

 

08- Procurar manter um padrão na poesia nas rimas com as linhas, há muita gente aqui no RL especializada nisto e com poesias bem-organizadas. Eu ainda estou aprendendo sobre organizar as poesias e às vezes "chuto o balde" e escrevo o que me vem na telha com as rimas que me são inspiradas na hora. Ainda preciso me policiar sobre isso imensamente e o tempo todo.

 

09- Procurar fugir dos clichés. Assim, se a ideia é produzir um poema único e que fuja do “lugar-comum” evite os clichês. Lembre-se que, na literatura, o grande problema dos clichês é que eles demonstram a falta de originalidade dos poetas e não é isso que você quer, né?

 

10- Rascunhe tudo e releia atentamente apreciando o que você escreveu atentamente antes de postar. Se não fizermos isto, a poesia será postada com muitos erros de português (infelizmente, ainda tenho, mesmo sendo professor não perfeito!) e com rimas desencontradas (o que ainda faço). 

 

Produza a sua ARTE FINAL!

Paulo Eduardo Cardoso Pereira
Enviado por Paulo Eduardo Cardoso Pereira em 05/08/2022
Reeditado em 05/08/2022
Código do texto: T7575287
Classificação de conteúdo: seguro