Leproso, mas adorador (Mt 8:1,2)

"E, DESCENDO ele do monte, seguiu-o uma grande multidão. E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo." (Mt 8:1,2)

Jesus vem descendo do monte das oliveiras quando este leproso se aproximou dEle ,na sua expressão mostra uma percepção da parte do leproso que não é terrestre,mas divina, ele percebe que aquele que estava se aproximando era o desejado das nações; quando ele vai de encontro o que veio em sua mente foi adorar,ele adora e diz " Senhor se quiseres podes tornar-me limpo."

Este homem estava praticamente longe de seus familiares, longe de sua esposa e seus filhos se no caso tivesse

,porque assim vivia um leproso, ele tinha que viver afastado da comunidade, na dor da solidão, sem poder se aproximar das pessoas que ele ama, e este não fez nenhum questionamento, não falou da sua dor, nem muito menos de seus familiares que não via; dentro da cultura judaica seria algo abominável um homem se prostrar diante do outro, ou seja diante de seu semelhante, à não ser que este fosse Deus, no livro de Ester capítulo três e versículo cinco, fala de Mardoqueu, um judeu autêntico, que não se prostava diante do homem; "Vendo, pois, Hamã que Mardoqueu não se inclinava nem se prostrava diante dele, Hamã se encheu de furor." (Et 3:5) Assim era um judeu autêntico, não se prostava diante do homem; mas este leproso, a Bíblia diz que ao se aproximar ele adorou, ele percebe que está diante do Deus vivo, o prometido das escrituras. Ele não falou do seu sofrimento nem muito menos da angústia causada pela solidão, do viver longe de sua família, porque este homem tinha motivo de sobra para isso, mas dá demostração de um crente autêntico, e crente autêntico não se humilha diante das enfermidades, ele se humilha é na presença de Deus, se ele falasse da enfermidade ele estaria se humilhando diante dela; por isso que ele diz: "se o senhor quiser," ele não colocou aqui uma barreira na sua benção, ele colocou seu coração, se Jesus não curasse ele adoraria da mesma forma. Tem pessoas que coloca logo um obstáculo na benção, quando Jesus perguntou para o paralítico do tanque de Betesda se ele queria ser curado, ele colocou logo um obstáculo, tudo em sua volta era um impecilho,era apenas para dizer sim ou não, ele vai contar todos os problemas que o cerca , as suas dificuldades de se aproximar do tanque; o qual diz :"O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim." (Jo 5:7)

O leproso ao se aproximar sua intenção principal era adorar, agora adorando ele lembra de uma necessidade, e aí diz Senhor se quiseres podes tornar-me limpo, tem pessoas que vão até Jesus mas seu foco principal é receber alguma coisa,um milagre, uma benção, depois não consegue mais ficar na presença dEle; porque seu foco principal era a benção e não o abençoador, já o leproso queria adorar independentemente se fosse curado ou não. O objetivo do leproso estava no espírito e não no corpo físico.

A Bíblia diz quê quando Jesus desceu do monte das oliveiras,seguiu Ele uma grande multidão; mas não tinha nenhum adorador no meio daquela multidão, eram pessoas que ainda que tivessem alguma enfermidade, não eram tidas por imundas e também eram enfermidades que tinham a cura , mas a lepra não havia cura para ela, a pessoa estava confinada , a viver o resto de sua vida separada das outras pessoas; somente um milagre da parte de Deus , mesmo assim não colocou impecilho em sua adoração, muitos não adoram o Senhor por causa dos impecilhos que surgem no decorrer de suas vidas;e vivem arrumando desculpas para tudo, então eles tinham motivos para adorarem, mas quem veio e adorou foi um leproso, alguém que vivia em um total desprezo, afastado da sociedade, longe das pessoas que amava ; mas ele não os colocou como objetivo principal sua enfermidade, porque seu objetivo era adorar Jesus; e isso para ele não importava se seria curado ou não.

Pela expressão do leproso compreendemos que era alguém que aguardava a vinda do Messias, se tratava de um homem espiritual; a multidão, eram pessoas carnais, pessoas movidas pela visão física,e por isso não percebem quem de fato estava entre eles; seguiam Jesus com o pensamento de tirar algum proveito da situação,o mundo está cheio desse tipo de gente; pessoas que estão dentro das igrejas, mas com o objetivo errado. Não conseguem alcançar o verdadeiro sentido da vida.

"Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim." (Mt 15:8) Jesus conhecia o coração daquele povo, e sabia que muitos estavam voltados para seus próprios interesses,e por isso Jesus se agradava daquele que se chegava à Ele com o objetivo de adorar; quando Jesus disse àquele leproso, " quero sê limpo;" Ele já havia sondado seu coração, e viu uma sinceridade dentro daquele leproso, e este de imediato recebeu sua benção não pelo fato de sua necessidade física, mas pelo coração quebrantado diante do Senhor; pois a Bíblia diz que Deus procura os verdadeiros adoradores. "Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem." (Jo 4:23)

Amém, que Deus abençoe a vida de cada um, a paz do nosso Senhor Jesus esteja sobre todos,em nome de Jesus.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 05/08/2022
Código do texto: T7575474
Classificação de conteúdo: seguro