Os quatro leprosos e a providência em Samaria

"E quatro homens leprosos estavam à entrada da porta, os quais disseram uns aos outros: Para que estaremos nós aqui até morrermos? Se dissermos: Entremos na cidade, há fome na cidade, e morreremos aí; e se ficarmos aqui, também morreremos. Vamos nós, pois, agora, e passemos para o arraial dos sírios; se nos deixarem viver, viveremos, e se nos matarem, tão-somente morreremos." (2 Rs 7:3,4)

Umas das passagens mais linda do antigo testamento sobre a providência divina, encontramos no capítulo sete do segundo livro dos reis; pois trata da forma de como Deus age para prover o sustento para seu povo.

Samaria estava vivendo dias de escassez, eles tinham chegado ao extremo, à ponto de comerem seus próprios filhos; segundo a narrativa eles vendiam uma cabeça de jumento por oitenta ciclo de prata , era imundos um judeu comer jumento, mas devida a fome severa os próprios judeus foram absolvidos da observação da lei, para poderem salvar suas vidas da fome; assim também como o esterco de pombos eram usados na alimentação.

Segundo nos diz a Bíblia havia quatro leprosos as portas de Samaria, pois devido sua enfermidade eram tidos por imundos, estes eram proibidos de entrar na cidade, mediante aquela terrível fome esses leprosos estavam à beira da morte; e a notícia era que no arraial dos sírios havia fartura. Aqueles homens se eles ficassem às portas de Samaria morreriam de fome, e se entrassem na cidade correriam o risco de serem mortos da mesma forma; então, a conclusão que eles tiveram é que, melhor seria morrer, mas correndo atrás de seus objetivos, tem pessoas que prefere esperar a morte chegar até ele, e este não tem coragem de partir para luta. Então partiram para o arraial dos sírios, em busca da provisão, eles estavam dispostos à morrerem , iam morrer felizes, porque morreriam tentando; tinham certeza que era por uma causa justa.

Interessante que Deus vai usar o natural para trazer o sobrenatural, a Bíblia diz que no momento em que eles vão andando, Deus fez ouvir no arraial dos sírios um reboliço muito grande, ruídos de carruagens e um grande exército que se aproximava; "Porque o Senhor fizera ouvir no arraial dos sírios ruído de carros e ruído de cavalos, como o ruído de um grande exército; de maneira que disseram uns aos outros: Eis que o rei de Israel alugou contra nós os reis dos heteus e os reis dos egípcios, para virem contra nós." (2 Rs 7:6)

Era apenas Deus confundindo o adversário, o trabalhar de Deus é inexplicável; quatro homens leprosos e insignificantes, Deus usa para trazer a providência para seu povo; porque Deus usa quem Ele quer, dá forma que Ele quer. O caminhar de quatro homens, andando de forma manca por conta da doença, tavez faltando um dedo ou mais, ou quem sabe parte do calcanhar, porque a lepra causa isto; ainda mais naquela época, era crônica; mas é este movimento desta caminhada, que Deus vai fazer estrondar dentro do arraial deixando o inimigo apavorado, à ponto de saírem deixando tudo para trás sem pegar nada, eles fugiram desesperados com medo de morrerem; "Por isso se levantaram, e fugiram no crepúsculo, e deixaram as suas tendas, os seus cavalos, os seus jumentos e o arraial como estava; e fugiram para salvarem a sua vida." (2 Rs 7:7)

E quando os leprosos entram no arraial eles encontram todos os pertences dos sírios e muito alimento, e o melhor, não havia ninguém no arraial eles tinham fugido; então eles comem bebem, escondem prata ouro e roupas, e dizem um ao outro, o que fazemos não é bom. "Então disseram uns para os outros: Não fazemos bem; este dia é dia de boas novas, e nos calamos; se esperarmos até à luz da manhã, algum mal nos sobrevirá; por isso agora vamos, e o anunciaremos à casa do rei." (2 Rs 7:9) A consciência falou dentro deles, Deus estava causando dentro deles esta sensação, afinal tudo isto vinha do Senhor para cumprir a palavra dita por Elizeu;"ENTÃO disse Eliseu: Ouvi a palavra do SENHOR; assim diz o SENHOR: Amanhã, quase a este tempo, haverá uma medida de farinha por um siclo, e duas medidas de cevada por um siclo, à porta de Samaria." (2 Rs 7:1)

E eles foram anunciar as boas novas, o problema é que eles não podiam entrar na cidade; afinal eles continuavam leprosos, quando chega no portão de Samaria eles bradam dizendo: Fomos ao arraial dos sírios e eis que lá não havia ninguém, nem voz de homem, porém só cavalos atados, jumentos atados, e as tendas como estavam. Esta palavra chegou ao conhecimento do rei por parte dos porteiros, o qual mandou mensageiros para verificar se fato era verídico,se tratando do assunto em questão os mensageiros falaram como estava o arraial dos sírios, e o povo saiu para saquear, e tudo aconteceu como disse o profeta, e naquele reboliço todo, o senhor do qual o rei se encostava foi atropelado, ele viu , porém não comeu, porque desacreditou da providência de Deus, do qual falou o profeta.

Deus tem sua forma de agir, e da onde não esperamos nada, Ele pode nos surpreender ; "Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?" (Is 43:13)

Quando Deus diz que vai fazer, Ele faz e não há impedimento para o trabalhar do nosso Deus; tudo está dentro do seu propósito e nada foge do seu controle. Aqueles leprosos eram improváveis diante da sociedade, mas Deus Ele usa essas pessoas para confundir a mente do sábio, porque a sabedoria do homem diante de Deus é loucura conforme nos escreveu Paulo em sua epístola ;"Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia." (1 Co 3:19)

Deus não trabalha conforme nossos pensamentos, senão Ele não seria Deus, sempre irá na contramão da lógica humana porque Ele é o Deus do impossível; os pensamentos humanos não definem quem é Deus, Ele é, sempre será, nunca terá fim e nunca teve início. Esta é a lógica, e não há como questionar algo que não está no nosso alcance.

Deus trabalhou em cima da principal causa daquela fome, é surpreendente como Ele age, os sírios haviam cercado Samaria causando esta terrível fome. "E sucedeu, depois disto, que Ben-Hadade, rei da Síria, ajuntou todo o seu exército; e subiu e cercou a Samaria." (2 Rs 6:24)

Em uma cidade quando as coisas deixam de entrar, aonde não há nenhum abastecimento, a tendência é acabar; o que nos faz lembrar a greve dos caminhoneiros de maio para junho de 2018 que durou 11 dias; o relato que podemos dá é que foi poucos dias, mas as coisas começaram a ficar difícil, as coisas começaram a faltar dentro das cidades. O caso que aconteceu com Samaria foi até acabar tudo dentro da cidade, "E houve grande fome em Samaria, porque eis que a cercaram, até que se vendeu uma cabeça de um jumento por oitenta peças de prata, e a quarta parte de um cabo de esterco de pombas por cinco peças de prata." (2 Rs 6:25) O que se nota é que,o povo tinha dinheiro,mas não havia o que comprar, e assim o dinheiro perde seu valor. Mas Deus vai manter seu povo trazendo a providência que viria do próprio inimigo, e ao mesmo tempo libertando daquele cerco que era a causa daquela situação. Ele não vai usar as autoridades, não usa rei, não capitão do exército, usou o profeta apenas para falar o que ia acontecer; mas para a devida providência Ele usa quatro leprosos, porque a glória é dEle,a honra é dEle; "Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura." (Is 42:8)

E desta forma o Senhor continua trabalhando, não depende dos nossos conselhos, Ele faz porque sabe fazer; é Deus que nunca perdeu uma batalha, o que basta é somente confiar nEle, porque o resto Ele fará.

Quero mais uma vez agradecer à Deus que tem iluminado nossas mentes, para falar de sua palavra; nossa única regra de fé e prática, e é por meio dela que nossas vidas são edificadas, que Deus abençoe em nome de Jesus.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 07/08/2022
Reeditado em 25/08/2022
Código do texto: T7577219
Classificação de conteúdo: seguro