Jonas, a frustração e a insensibilidade de um profeta

"Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR." (Jn 1:3)

Jonas o profeta que tenta fugir da missão que Deus lhe entregou.

É muito comum vermos pregadores pregando sobre a desobediência de Jonas, segundo nos diz a Bíblia; ele tenta fugir da presença de Deus. Quem poderá fugir da presença de Deus? O profeta teve um equívoco ao achar que o homem pode fugir da presença de Deus; "Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também." (Sl 139:7,8)

Jonas sabia que se tratava de uma nação impia, cujo desejo do profeta era que eles recebessem o castigo que mereciam; e achou que conseguiria resolver aquele problema tomando direção contrária ao mandato de Deus. O que conseguiu foi trazer para si a ira de Deus, que trouxe um grande vento que fez no mar uma grande tempestade. A tensão era de pavor e medo por parte dos marinheiros, o qual lançaram sorte e caiu sobre Jonas que estava dormindo no porão do navio; e estes indagaram o profeta para saber qual era sua ocupação,de onde ele vinha, qual era sua terra,e de que povo era ele. Sua resposta foi: "E ele lhes disse: Eu sou hebreu, e temo ao SENHOR, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca." (Jn 1:9)

E a Bíblia diz que eles se encheram de temor, pois sabiam que ele fugia da presença de seu Deus; "E disseram-lhe: Que te faremos nós, para que o mar se nos acalme? Porque o mar ia se tornando cada vez mais tempestuoso." (Jn 1:11) Jonas dá a solução para eles, dizendo que teriam que lançar ele no mar para que se acalmasse a tempestade.

Tudo isto foi ocorrido por conta de uma frustração do profeta, Jonas tinha seus motivos,suas razões para agir daquela forma, afinal Nínive era a capital de uma nação que só fez mal à Israel, mas uma coisa eu aprendendo, é que obreiro frustrado não faz a obra; tem momentos na vida que Deus precisa tirar as frustrações para que este volte a frutificar novamente. O obreiro quando se frustra ele passa a andar na contramão de Deus, o Senhor manda pra um lado, ele vai para o outro; e a primeira coisa que ele perde é a sensibilidade espiritual, Jonas perdeu a sensibilidade, sua sede não era de ganhar almas, mas sim de se vingar daquele povo que era inimigos da nação de Israel; e quando este perde esta sensibilidade ele passa de ganhador de almas para destruidor de vidas, ele não consegue sentir a dor do próximo, até uma planta para ele tem mais valor que a vida de um ser humano; ele fica querendo escolher o público que vai pregar, Deus manda ele ir pregar para um lado ele escolhe o outro , todos que estão em sua volta sofre as consequências do seu erro, a Bíblia diz que todos que estavam no navio estavam perecendo, o causador da situação está tão insensível; que todos estão apavorados, o mar está bravio, o navio está à ponto de ir à pique; as ondas estão com três à quatro metros de altura; mas ele está dormindo, porque obreiro insensível deixa de orar, deixa de lê Bíblia; o que sabe fazer é dormir o sono da indolência, enquanto os outros perecem; ele está acomodado; ele não consegue vê nem sentir o sofrimento, a aflição daquele que está ao seu lado. Abandona a missão que era pra ele fazer, e deixa tudo como está; porque não tem mais responsabilidade com a missão que Deus lhe entregou, ou seja, ele nem a recebe, ele foge dela.

Aí chega aquele momento que é preciso Deus dá aquela sacudida, para ele acordar do sono espiritual, os homens conseguiram despertar ele do sono físico, mas o espiritual não conseguiram, ele disse que a situação se resolveria se lançassem ele ao mar; falou isso porque estava no sono espiritual, dormindo não somente fisicamente mas espiritualmente; a situação se resolveria com um toque de obediência, bastava ele voltar atrás na sua decisão, que Deus acalmaria a tempestade; pois este era o motivo daquele alvoroço, o que ele tinha que fazer era colocar o pé na estrada; e ir cumprir a ordem que Deus deu para ele, a tempestade acalmou porque ele era o causador. O problema estava na falta de compromisso do profeta. Quando ele foi lançado no mar foi resolvido um problema, aqueles que estavam no navio tiveram sossego. Ele poderia ter evitado aquele grande constrangimento, os marinheiros tiveram que perder sua carga por causa de um profeta sem compromisso, esse resolveu, mas criou-se outro problema ainda maior; só que agora é somente com ele, com causador da situação; o qual foi engolido por um grande peixe, é Deus tratando somente com ele para quê venha acordar daquele sono espiritual; porque a obra de Deus não pode deixar de ser feita, se você não quer ele levanta outro, mas quando Ele não quer levantar outro é você mesmo que tem que ir. Jonas tinha duas opções ou levaria a palavra, ou ficaria na barriga do peixe até a morte; é aqui aonde Jonas vai vê que na presença de Deus é melhor, quando ele vê que a coisa é estreita, e quê a boca é escura; agora ele vai deixar de dormir e vai orar, Deus fez ele sair do acomodismo para buscar a presença dEle "E eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos; todavia tornarei a ver o teu santo templo." (Jn 2:4)

Jonas agora ao invés de querer fugir de Deus, vai clamar pela sua presença; Jonas travou seu ministério quando deixou de fazer a vontade de Deus,"Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do SENHOR; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo." (Jn 2:7) O profeta sente o desejo de está em terra firme, poder está no templo do Senhor, pregar a palavra que ele se recusou; com essas palavras é como se o profeta dissesse, eu estou disponível agora, estou pronto para ir à Nínive; Deus precisou mostrar para ele que, Ele também é um Deus que tira frustração, Ele é um Deus que tem o antídoto para quem se frustra; há pessoas que estão fazendo a obra do Senhor, mas estão fazendo relaxadamente, porque se frustrou com alguém dentro da congregação, ou até mesmo com o pastor da igreja; se frustraram com o líder que não lhe deu a oportunidade, e agora ele está com o ministério travado por conta de uma frustraçãozinha. O Deus que destrava ministério está vendo você, quando as coisas não sai como Ele quer, Ele usa até peixe para resolver o problema; só para mostrar que Ele é Deus. É por isso que cada dia eu me surpreendo mais com o meu Deus, Ele faz até jumento falar para alertar o crente, ainda tem gente dizendo quê não está entendendo o que Ele está falando; Deus está dizendo que estamos na última hora, chega de mimimi e vai pregar a palavra, ao invés de ficar emburrado no canto dizendo que fulano está de mal com você; cuidado porque Deus usa até peixe.

Jonas compreendeu e foi, e depois se entristeceu porque Deus não destruiu a cidade, fez uma cabana fora da cidade para vê o quê ia acontecer, mas o povo se converteu, e ele ficou pedindo a morte; Deus fez nascer um pé de aboboreira para lhe livrar do sol escaldante sobre sua cabeça, e ele se alegra mas Deus mandou um verme para ferir a planta e esta morreu; e Jonas ficou triste por causa da planta, o qual Deus lhe perguntou : "E disse o SENHOR: Tiveste tu compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer, que numa noite nasceu, e numa noite pereceu; E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?" (Jn 4:10,11)

Deus estava falando de um povo que não tinha discernimento, pelo mundo afora está cheio de pessoas sem discernimentos, e de profetas como Jonas insensíveis e cheios de mágoas com o coração cheio de rancor, a história de Jonas segundo os relatos bíblicos, acaba em Deus dando mais uma lição nele, acredito que Jonas estava querendo dá mais uma volta de baléia; tem gente que Deus pega ele de jeito, mas ele torna novamente as velhas práticas; aí é preciso Deus apertar mais um pouquinho pra ele aprender. Assim estava Jonas,mas o Deus que cura frustração; Ele sabe como tratar dessas pessoas. Amém.

Que Deus abençoe em nome de Jesus, seja edificado pelo poder de sua palavra.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 14/08/2022
Reeditado em 16/10/2022
Código do texto: T7582464
Classificação de conteúdo: seguro